01/12/2011

António Costa critica mudanças de trânsito nas Avenidas Novas

In Guia de Portugal, 30-11-2011

Lisboa, 30 nov (Lusa) - O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, defendeu hoje que as alterações de trânsito na cidade devem respeitar a vida dos moradores e não serem impostas "por questões puramente técnicas", afirmando-se perplexo com mudanças nas Avenidas Novas.

O autarca socialista respondia, na reunião pública do município, ao representante da Associação de Moradores das Avenidas Novas, que reclamou da introdução de dois sentidos na rua Dona Filipa de Vilhena e disse que a alteração está a causar "graves prejuízos" aos habitantes e comerciantes da zona.

O problema já havia sido levantado antes, na mesma reunião, pelo vereador do PSD Victor Gonçalves.

"Eu próprio pedi para receber a associação de moradores. Estou muito perplexo com o que se passa nas Avenidas Novas com alterações inopinadas de trânsito", declarou o presidente da Câmara de Lisboa.

"Não podemos perturbar a vida das pessoas por questões puramente técnicas. Viver na cidade não é só viver numa casa. A gestão da cidade não se faz só do ponto de vista técnico", disse António Costa.

Sobre a atual situação da rua Filipa de Vilhena, o autarca afirmou que se trata "de uma solução provisória que os moradores agora têm de suportar", devido à construção de um parque de estacionamento subterrâneo junto ao Instituto Superior Técnico e que obrigou a desviar para aquela via o trânsito da rua Alves Redol.

Contudo, sublinhou, "a câmara nunca tomou nenhuma deliberação nem foi ouvida sobre esta matéria", acrescentando que ainda não está decidida uma solução definitiva para o trânsito no local.

As declarações de Costa surgiram imediatamente a seguir à intervenção do vereador do Trânsito, Nunes da Silva (independente do movimento Cidadãos por Lisboa eleito na lista do PS), que, em resposta ao munícipe, disse ser "natural que hoje a Filipa de Vilhena tenha mais trânsito, porque recebe o tráfego da Alves Redol".

No entanto, o vereador afirmou que o acréscimo de trânsito só se verifica nas horas de ponta e que, de resto, o trânsito se faz com muita normalidade na zona.

"Eu vivi naquela rua muitos anos e isso mesmo é corroborado por vários dos meus amigos", disse Nunes da Silva, que acrescentou que a autarquia está a "fazer contagens" para perceber o impacto no trânsito.

O vereador disse ter recebido muitas reclamações de habitantes daquela rua, sublinhando que "não são os moradores da rua Filipa de Vilhena que decidem qual é o esquema de circulação nas Avenidas Novas".

Sobre se o trânsito se irá manter nos dois sentidos naquela rua, o vereador disse que a autarquia está ainda a estudar a questão.
Nunes da Silva admitiu ainda que há situações a melhorar na zona, nomeadamente contradições na sinalização nos cruzamentos e passeios muito danificados, problemas apontados pelo vereador social-democrata Victor Gonçalves.
JH.
Lusa/fim

Mas será que o Presidente da Câmara não faz ideia do que os seus Vereadores andam a fazer à cidade a que preside? 

6 comentários:

Anónimo disse...

O Costa é presidente da câmara do desleixo e o Silva do trânsito é da câmara da bagunça.

Anónimo disse...

Enquanto tivermos socratinos na câmara, não iremos ter Lisboa.

Anónimo disse...

O Costa refugiou-se no Intendente porque já percebeu que não tem mão nos vereadores, nem quer saber o que andam a fazer. Um presidente que não consegue acabar com a pouca vergonha do trabalho extraordinário nos gabinetes da vereação ou com os "lanchinhos" pagos pelo orçamento municipal, quando diz que não há dinheiro para garantir os vencimentos dos trabalhadores...está tudo dito sobre este cavalheiro!

Anónimo disse...

Vivo nas mesmas Avenidas Novas e estou muito satisfeito com as alterações que se fizeram e se prevêm fazer. Ahh e não tenho cor politica.

Miguel Matingraça disse...

A sério Anónimo nº4? Tem piada, porque as unicas alterações que se fizeram foi na Duque D'Ávila e na Filipa de Vilhena. Quanto à primeira já não há nada a fazer... na segunda dificilmente deve ficar com os dois sentidos depois daquilo que o presidente disse e está transcrito neste texto. Admira-me o Sr. Anónimo nº 4 estar satisfeito com alterações que põe em causa a segurança e o bem estar dos que moram nesta artéria. Ou será que a sua ausência de cor política terá a haver com a mesma ausência de cor do Vereador Nunes da Silva.

Xico205 disse...

A pior alteração foi a javardice que fizeram à Av Duque de Ávila. Pensar no que era a carreira 42 há 10 anos e o que é agora... Hoje demora 35 minutos para ir do IST à Gulbenkian!!! Grande promoção do transporte publico!

Mandar o transito todo para a Rua Alves Redol é de génio de facto (NOT). Só estupidos no executivo do PS na CML.

O PS deveria ser proibido enquanto partido politico por todos os crimes de lesa-pátria que já cometeu. O Mário Soares, António Guterres, Sócrates, Edite Estrela, Fátima Felgueiras, Jorge Coelho, Torres Couto entre outros, deveriam estar PRESOS.