04/12/2011

Baixa pombalina. Retomada candidatura a património mundial


A Câmara de Lisboa vai retomar a candidatura da Baixa pombalina a património cultural da Humanidade, agora que foi aprovado o plano de salvaguarda da zona, disse à Lusa o vice-presidente da autarquia, Manuel Salgado. A candidatura à distinção da UNESCO foi aprovada em 2005 pelo município, então presidido por Pedro Santana Lopes, mas o processo não avançou porque foi necessário garantir "uma proposta muito forte", explica Manuel Salgado.
O autarca lembra que "a falta de um plano de salvaguarda e de um plano de gestão que garantisse que a recuperação seria feita" era uma das críticas apontadas ao processo de candidatura. Agora que essa questão foi ultrapassada, Manuel Salgado afirma que a candidatura é uma proposta "a retomar, no âmbito da estratégia de reabilitação urbana" da Baixa. Ainda assim, o vereador sublinha que "a UNESCO, neste momento, está muito virada para o resto do Mundo", em detrimento da Europa, pelo que uma proposta portuguesa deve ser muito bem preparada para ter mais garantias de sucesso.

-----------------------------------------------------------------------------

Ver para Crer ...
Vamos seguir esta Questão com muito Interesse e Atenção !
Para Já ... estamos a ver muitas intervenções alienantes e destruidoras no que respeita as tipologias, materiais, preservação da “Gaiola” e Interiores ...Aliás, vezes sem conta ilustradas neste “blog”....
António Sérgio Rosa de Carvalho.

5 comentários:

Anónimo disse...

Tenham juízo.

A Baixa está num estado deprimente. E se a UNESCO chegar lá via Ribeira das Naus, então...

(Quanto á zona do Chiado, ainda vá que não vá.)

R Dias disse...

Tenho séria dificuldade em perceber como é que isto poder+a ser conseguido. A Baixa está num estado lastimável, e muitas das intervenções que se têm feito, algumas de qualidade duvidosa, certamente que não ajudarão a encontrar argumentos que justifiquem esta candidatura.

Anónimo disse...

Esta decisão serve exclusivamente para BRANQUEAR a actuação da equipa de Bruno Soares e Manuel Salgado.
A Baixa Pombalina está a ser destruída aos poucos, aliás já se notam grandes e graves problemas, não só nos projectos que tem vindo a ser postos em prática, Bruno Soares, Tainha e Gonçalo Byrne como as futuras propostas.
Embalados pela candidatura do Fado, como património imaterial da Humanidade.

Anónimo disse...

Que CINISMO !!!!!!

Quem meteu a candidatura na gaveta e quem destrói a Baixa e as zonas históricas, quer retomar a candidatura ...

Anónimo disse...

Mais um projecto adormecido, com o fecho de lojas históricas, e com as fachadas dos novos estabelecimentos entretanto abertos, ninguém vai aprovar esta candidatura.