09/11/2014
Entrada de Metro x 2
A foto não é brilhante, mas percebe-se o essencial: Na Avenida da República, perto do Saldanha, há duas entradas de metro exactamente iguais, em que a entrada se faz pelo mesmo lado. Ou seja, as duas entradas estão viradas para quem vem do Saldanha, separadas uma da outra por 2 (dois) metros. Hoje passei por lá e tive uma sensação de twilight zone. Sou só eu? E nem menciono que são duas entradas típicas do metro de Lisboa, enormes, gigantes, com muros de betão como se de um abrigo anti-aéreo se tratasse, e que ocupam quase a totalidade do passeio.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
9 comentários:
Acontece em várias estações, entradas/saidas separadas por poucos metros
Que "bonitas"..
Parecem entradas de Bunkers!
E a AFPM é uma das principais avenidas de Lisboa, vejam lá..
É para rematar a tragédia (em termos arquitectónicos) que é a Avenida da Republica e as suas ruas adjacentes.
Tragédia que se estende até à Fontes Pereira de Melo, Avenida da Liberdade e a Rua Joaquim António Aguiar; que com aquele túnel virou de rua a autoestrada e ficou completamente arruinada em termos paisagísticos!
Como se não bastasse;
Ainda se lembram daqueles dois edificios Art Deco que demoliram em 2013 na António Aguiar? Pois bem, o mamarracho que os substituiu já está quase concluído e tem a cara chapada do irmão que está mesmo ao lado.
Digam lá se não é um mimo e se nós não somos uns sortudos:
http://postimg.org/image/hzwkzxz4p/
Lisboa é cada vez uma cidade mais feia!
Não sei até que ponto será verdade mas constou-me que o edifício que esté em construção ao lado queria mais uma saída de metro para o interior do mesmo.
Sempre me questionei em relação a isto! Como é que quem pensou não se questionou??? Incrível!!!
Gastos absurdos como se não houvesse amanhã e agora estamos onde estamos...
Também já tinha reparado nisso. Pena que a mente de quem projectou fosse tao opaca, assim como a falta de sensatez de quem executou a obra e não se apercebeu da situação absurda. Como este há muitos exemplos, infelizmente...
Não percebo qual é o espanto!
Se na Praça do Comercio existe uma igualzinha porque é que aqui haveria de ser diferente?
São necessárias duas porque são mais estreitas e portanto uma só não cumpria requisitos de segurança no caso de evacuação. Basta comparar com as outras saídas da mesma estação que são mais largas e percebe-se o porquê de haver estas duas saídas gémeas.
Infelizmente, caro Bruno Marques, não tem razão.
Acontece apenas que os projectistas do Metropolitano de Lisboa aplicaram normas mal feitas.
Eu explico: por questões de segurança as normas exigem o dimensionamento das saídas de modo a permitir a evacuação em 3 minutos de cerca de 2.400 passageiros (dois comboios cheios de 6 carruagens cada, que se admite sejam "apanhados" na estação por um incidente, p.ex. fogo, explosão...). Como entretanto algumas das saídas podem ficar obstruídas no incidente, a evacuação terá de ser feita nesse tempo pelas que ficam disponíveis...
Ora antes de mais a segurança não se obtém apenas pelo dimensionamento da infra-estrutura (se assim fosse as nossas ruas teriam de ser auto-estradas e as pistas dos aeroportos teriam de ter o dobro do comprimento). Há outros factores, humanos e técnicos que minimizam a ocorrência de incidentes e esses devem ser tidos em conta na elaboração das normas.
Contudo, sejamos positivos. No IST haverá com certeza quem, tendo em conta as condições e características de funcionamento do Metro, possa calcular a probabilidade de ocorrer nesta estação a situação referida. Acredite que ajudava a tomar decisões de bom senso e responsabilidade.
Para ajudar: Quantas estações do Metro de Paris teriam de ser encerradas se fosse obrigatório cumprir normas tolas como esta?
Enviar um comentário