31/10/2005

Afinal qual é a solução para o Porto de Lisboa?

Em conferência de imprensa do seu presidente, ficámos a saber que a Administração do Porto de Lisboa anunciou que tem uma solução para o futuro do Porto de Lisboa; mas ficámos sem saber qual é ela, apenas que os respectivos custos se cifram à partida em 140 milhões de Euros. E que a APL vai investir 30 milhões em novo terminal de passageiros. E que o nó rodoviário de Alcântara começa a ser feito em 2007.

Os nossos comentários são os seguintes:

1. É lamentável que a APL continue a gerir o porto como se fosse um feudo medieval, pois apresentam as medidas como factos consumados, e nem divulgam sequer os planos. O que foi anunciado na conferência foi uma data para o início da obra e um orçamento (140 milhões de Euros).

2. É extraordinário dizer-se que a ampliação para o dobro do terminal de contentores não entra em conflito com os planos de urbanização para a zona, pois "podem subir em altura"! Pode ser que não haja conflito, mas é um contra-senso querer recuperar-se aquela zona da cidade (conforme tem sido preocupação da CML e dos Governos) cortando ainda mais o contacto com o rio, pela ampliação do terminal de contentores?

3. Se a APL vai construir um novo terminal para os navios de cruzeiro, o que pretende fazer com as antigas gares da Rocha de Conde de Óbidos e de Alcântara?

Pedro Ornelas e Paulo Ferrero

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