09/07/2007

«Altis Belém», a última da APL, antes do terminal:


10/05/2007
Era «assim que a Vida Imobiliária apresentava em Maio passado o novo hotel do Grupo Altis, da autoria do Arq.Salgado, em plena Doca do Bom Sucesso, em Belém, para o que demoliria o antigo edifício da Polícia Marítima:

«O grupo hoteleiro português Altis, apresentou hoje o seu mais recente projecto, designado Altis Belém. A cerimónia do lançamento oficial da primeira pedra decorreu no local da obra, junto à Doca do Bom Sucesso, entre o Padrão dos Descobrimentos e a Torre de Belém, num terreno concessionado pela Administração do Porto de Lisboa (APL). Este hotel integra-se no projecto de requalificação da zona ribeirinha do Porto de Lisboa, promovido pela APL. (...)

A cerimónia do lançamento oficial da primeira pedra contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade. Para este responsável, «este é um projecto que vem requalificar a oferta turística de Lisboa, provando que Lisboa continua a ser uma boa cidade para se investir». O presidente da APL, Manuel Frasquilho, que também esteve presente, lembrou que «a APL concluiu recentemente um plano estratégico apoiado no conceito que o estuário do Tejo é a verdadeira centralidade de Lisboa, e espero que esse processo se comece a desenvolver em meados deste ano». À semelhança desta parceria com o Grupo Altis, «actualmente, a APL tem em mãos outros projectos que envolvem hotéis, e, em breve, será apresentado outro desses empreendimentos», disse Frasquilho.
»

É assim que o Grupo Altis o apresenta:

"Com localização privilegiada sob o Rio Tejo na Doca do Bom Sucesso, um cinco estrelas de Charme com 40 quartos, piscina, salas de reuniões e um Restaurante de Alta Cozinha Portuguesa. O projecto de arquitectura estáa cargo do Arquitecto Manuel Salgado."


Antes, em 2005, já o DN o havia anunciado, aqui.

Mas, ao contrário do que parece, foi mesmo João Soares quem apadrinhou a ideia de ali se construir um hotel. Disse-o na TV, em pleno ano de 2001.

No entanto, AC quer, e bem, meter a APL na ordem. Só que dentro em breve já se acabaram todos os projectos da APL, pois estão todos aprovados e estarão todos em construção. Os que restam? Docapesca, aumento do terminal de contentores e nov terminal de cruzeiros. Como vai ser?

2 comentários:

Anónimo disse...

pois é, isto é de facto um horror, mas a torrezinha do Foster é um mimo, não é, Ferrero? Ou isto é só para fazer o jeito à Roseta, o Salgado do Alegre?

Paulo Ferrero disse...

Uma coisa não tem que ver com a outra. Aconselho-lhe uma ida à Trienal, à Cordoaria, onde poderá ver e ouvir explicações sobre o projecto de Foster, de que gosto, volto a dizer-lhe. Como reparará, é um único projecto da exposição em que tal acontece ...o resto é política do facto consumado, contra a qual marcharei, claro. Bom dia!