02/10/2008

Alunos do Conservatório de Música assistem a aulas sentados no chão

In Jornal de Notícias (2/10/2008)

«No mesmo dia em que o Ministério da Educação emite um comunicado anunciando que o número de alunos no ensino especializado da música cresceu 47% este ano lectivo (ultrapassando os 25 mil estudantes), o Conservatório Nacional de Lisboa divulga que tem 45 alunos a frequentarem aulas sentados no chão por ainda não ter recebido da Direcção-Geral de Educação as secretárias e cadeiras pedidas em Maio.

O Conservatório Nacional (CN) admite interromper, em breve, as aulas para esses 45 alunos, de três turmas. A escola acusa o ME de impor a reforma do ensino artístico "sem investir nada". Já o Ministério alega que a DREL está a tentar responder a todos os pedidos que recebeu e que o Conservatório tem uma verba de 200 mil euros para despesas de funcionamento a que pode recorrer.

A tutela anunciou, ontem, aliás, que o financiamento público, este ano, para o ensino da Música é de 55 milhões de euros - mais 57% do investido no ano lectivo anterior. No comunicado, o ME sublinha, ainda, as novas instalações do Conservatório do Porto, na Secundária Rodrigues de Freitas, e revela que as obras no Conservatório de Coimbra devem arrancar até final de 2008.

Entretanto, o CDS-PP enviou, ontem, um requerimento ao ministro da Cultura considerando os problemas orçamentais do CN resultado da "clara asfixia a que este Governo tem condenado a cultura". Os populares pedem a Pinto Ribeiro uma avaliação sobre as condições "de trabalho e dignidade" dos docentes e alunos do CN; se considera 200 mil euros suficientes e qual a sua política "para o futuro do Conservatório". »


Via LisboaLisboa

3 comentários:

Anónimo disse...

UM AMIGO FALOU-ME DESTE ESPAÇO
DISSE-ME QUE O DEIXAVA DEPRIMIDO

EXPERIMENTEI
TABÉM FIQUEI DEPRIMIDO
PERCEBO PORQUÊ

PROCURAR SÓ NOTÍCIAS MÁS SOBRE LISBOA É COMO SAIR DE CASA E FINGIR QUE TROPEÇAMOS SEMPRE NAS PEDRAS DA CALÇADA.

MAS A CALÇADA NEM SEMPRE TEM TERRENO IRREGULAR, ASSIM NÃO PRECISAMOS DE ANDAR SEMPRE A TROPEÇAR. NEM SEMPRE A FINGIR...

ORA, COM TANTOS CONTRIBUINTES, GENTE ILUSTRADA E EXPERIMENTADA NAS MAIS DIVERSAS ARTES, PERGUNTO-ME QUAL É O OBJECTIVO EM ANDAR A RABUSCAR NA IMPRENSA NEWS DEPRIMENTES

DE QUANDO EM VEZ TB PODIAM DAR UMA BOA NOVA: O CAVALIA, POR EXEMPLO...

ALEGREM-SE
SENÃO AINDA FICAM COMO O ZÉ POVINHO NORTE-AMERICANO

NÃO SEJAM TÃO DEPRESSIVOS OU DEPERIMENTES, DEPOIS NÃO SE CONSEGUEM SER DOUTRO MODO

LISBOA TEM COISAS MELHORES PARA REFLECTIR

DEPENDE DE QUEM VAI NA PROA

ATENT/
POLIS

Anónimo disse...

Meu caro, os problemas existem e têm que ser denunciados, è obvio que é muito mais fácil e simpático viver num mundo cor de rosa e falar apenas da coisas boas. Por mim gostava muito mais de não ter de me preocupar com coisas que os eleitos e responsáveis deveriam resolver de forma honesta. Este é um espaço de denuncia e de discussão e por vezes de noticias boas (infelizmente elas não abundam). Por vezes também fico deprimido mas se ninguém se preocupar com nada tudo vai ficar ainda pior e quando acordarmos já é muito tarde. O mundo seria muito pior se ninguém se preocupasse com nada. E depois há os que apenas se preocupam quando as coisas más lhes batem á porta, aí procuram ajuda dos que se preocupam,dos tolos que honestamente se preocupam porque também há quem se preocupe por interesse.
Pior é fazermos como a avestruz.
Venho todos os dias a este blog para actualizar as notícias sobre Lisboa, cidade que adoro e que por isso me preocupa, e hoje, por acaso, até vou ver a Cavalia. Uma coisa não implica a outra. Podemos ser felizes e preocupamo-nos com os outros e com o que se passa á nossa volta. Embora saiba que isso nem sempre é fácil.
AL

Anónimo disse...

Pois claro! Sejamos felizes. Que raio de mania que estes tipos têm de vir aqui sempre a puxar para a desgraça. Bolas! Se os putos do Conservatório se sentam no chão é porque querem. A senhora que foi entresvistada na Antena 2 a semana passada até disse que estava tudo melhor nos Conservatórios. E que pior que o Salão Nobre do Conservatório que está a cair (mas tem um tecto pimtado pelo Malhoa) estava a Escola Filipa de Lencastre.
Afinal estes gajos são uns tristes. Neste país damo-nos ao luxo de deixar cair uma sala como o salão Nobre e ainda refilam. Qual o outro país no mundo com uma sala daquelas que a deixe cair? Estejamos contentes. E Ela também disse que agora iam todos aprender nas escolas todas, a cantar (Cá vamos cantando e rindo...)pois claro. Esta gente não sabe dar valor ao que tem. Não merecem os buracos que têm! Bestas do caraças!!!