09/10/2008

Southport

Southport (www.visitsouthport.com) é uma cidade de 100000 habitantes a cerca de 25 Km de Liverpool, famosa no Reino Unido por ser o destino turistico de eleição para os reformados endinheirados. É mesmo conhecida por ter o maior número de milionários por km2 em toda a ilha. Além dos mais idosos, atrai estrelas do mundo do futebol como Steven Gerrard ou Wayne Rooney.
É uma cidade costeira com uma praia bastante agradável (para os parâmetros locais, claro) e que se caracteriza por ser extremamente "user friendly" para os que têm dificuldades de locomoção ou para os invisuais. Todos os passeios têm a zona da passadeira rebaixada de forma a que os muitos idosos que se deslocam em pequenos carros eléctricos monolugar possam descer ou subir os passeios em segurança. Os mesmos passeios na zona da passadeira alteram o pavimento, passando o mesmo de liso a uma espécie de lajes com saliências permitindo assim aos invisuais saber que estão num local onde podem atravessar a estrada.
O estacionamento é extremamente regrado, nunca se vendo carros ou motas em cima dos passeios. Para uma cidade com tantos habitantes o trânsito flui rapidamente, em parte devido ao facto de privilegiarem as rotundas em detrimento dos sinais luminosos nos cruzamentos. Por outro lado os sinais luminosos têm um pequeno pormenor de funcionamento que ajuda à fluência do trafego. Quando está "encarnado" antes de passar a "verde" passa a "amarelo". Isto permite diminuir aqueles compassos de espera existente em Portugal. Estes pequenos detalhes fazem com que a população idosa seja bastante activa. Aparte estas caracteristicas é uma cidade limpa e onde os numerosos jardins são muito bem cuidados. Em termos arquitéctónicos segue a mesma linha existente no resto da ilha, tendo a maioria das casas bastantes anos mas estando bem cuidadas numa clara apetência pelo restauro. São quase exclusivamente prédios unifamiliares com 2 pisos. Em toda a cidade apenas vi uma "aberração" à portuguesa constituida por um prédio com cerca de 10 pisos.
Poderia ser apenas mais uma cidade feia numa das zonas berço da revolução indústrial, mas pela atitude dos seus habitantes e governantes tornou-se um local de eleição. Um daqueles locais que nos faz sentir desanimados quando chegamos a Lisboa.

Sem comentários: