In Público (20/4/2009)
Jorge Talixa
«Empresa está a investir cerca de 265 milhões de euros na construção do Abertis Logisticspark Lisboa, um dos maiores empreendimentos do género em Portugal
A Abertis Logística vai contribuir com cerca de 5,5 milhões de euros para obras de melhoria da rede viá-ria na Zona Norte do município de Vila Franca de Xira, na envolvente da futura plataforma logística de Castanheira do Ribatejo.
Segundo o acordo celebrado com o Instituto de Infra-estruturas Rodoviárias, a Brisa e a câmara de Vila Franca, será investido um volume total de 17,3 milhões de euros na renovação da rede viária, destacando-se a construção de um novo nó de acesso à Auto-estrada do Norte (A1) na freguesia de Castanheira do Ribatejo, onde se situa a futura plataforma logística de 100 hectares, em obra há perto de um ano.
De acordo com a Abertis Logística (filial do grupo espanhol Abertis, com sede em Barcelona), os novos acessos deverão abrir ao tráfego em Julho de 2010, antes da entrada em funcionamento da plataforma logística que pretende servir toda a região a Norte de Lisboa. Alberto Mesquita, vice-presidente da câmara, explicou que decorrem negociações adiantadas com os proprietários dos terrenos necessários e que a autarquia e a Estradas de Portugal (EP) só avançarão para expropriações se não for possível o entendimento. A câmara tem previstos cerca de 500 mil euros para este processo de libertação dos espaços necessários para o novo nó e para uma ligação deste e da plataforma à Estrada Nacional 1.
O acordo prevê também contribuições para um projecto mais alargado de beneficiação do troço da EN1 entre Vila Franca de Xira e o Carregado que a EP já está a desenvolver (estimado em quatro milhões de euros). Para a zona da plataforma contempla a construção de rotundas no entroncamento com a EN1-3 (Ponte da Couraça) e na entrada Norte da Castanheira e o alargamento da via.
Alberto Mesquita sublinha que estas obras vão beneficiar também toda a população e as empresas da área envolvente, contribuindo igualmente para a melhoria da segurança rodoviária. A Abertis Logística acrescenta que os trabalhos de construção das novas vias e de beneficiação das nacionais 1 e 1-3 deverão começar "logo que estejam concluídos os processos de expropriação e obtidas as necessárias licenças de construção". As entidades comprometem-se a concluir as obras no início do segundo semestre de 2010.
A empresa sublinha que a Brisa, a EP e a câmara também contribuirão financeiramente para esta remodelação da rede de acessos, beneficiando a primeira de um maior afluxo de tráfego à A1. O promotor acrescenta que o Abertis Logisticspark de Lisboa vai desenvolver-se num período de dez anos, prevendo a comercialização e conclusão das primeiras naves num prazo máximo de dois anos. Em exploração plena, a nova plataforma deve gerar cinco mil postos de trabalho directos e 12500 indirectos. De momento, "a Abertis Logística avançará sozinha neste projecto, ainda que não descarte a entrada de sócios portugueses no capital da sociedade que irá gerir a nova infra-estrutura", refere a empresa de capitais espanhóis. »
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