22/04/2009

Aeroporto de Lisboa culpado pela poluição sonora

In Diário de Notícias (22/4/2009)
por LUÍSA BOTINAS

«Técnicos defendem a desactivação de uma das principais fontes de ruído: o aeroporto da Portela. Câmara analisa hoje mapa de ruído.

A Câmara Municipal de Lisboa analisa hoje em reunião do executivo a actualização do mapa de ruído da cidade. Para qualquer habitante da capital não será difícil identificar, ainda que empiricamente, quais as zonas mais sensíveis em termos acústicos: Área envolvente do aeroporto? Certo. Zonas próximas das grandes eixos rodoviários? Certo.

[...]

As fontes de ruído mais importantes da cidade estão identificadas: o tráfego rodoviário, o tráfego aéreo e o tráfego ferroviário. O tráfego aéreo não tem expressão no período nocturno. O tráfego ferroviário tem uma influência relativamente localizada.

Como se resolvem, então, estes problemas de ruído exterior? Segundo Bento Coelho, apostando nos transportes colectivos, sobretudo os não-poluentes sonoros, coordenando-os, reduzindo velocidades, enterrando algumas vias. Quanto ao ruído do tráfego aéreo a solução mais radical para este técnico é só uma: "Desactivar o Aeroporto da Portela". Outras medidas minimizadoras (tráfego rodoviário) passam pela alteração do tipo de pavimento utilizado. Assim, o uso de tapete de betuminoso faz sentido em zonas do tipo 2.ª Circular ou Eixo Norte/Sul. Já o uso do paralelepípedo, apesar de esteticamente mais bonito e tecnicamente mais durável, tem a desvantagem de produzir mais ruído»

E está-se mesmo a ver: no futuro iremos ter na Portela um mega-parque, o 2º pulmão verde de Lisboa (talvez o único, se continuar o 'desbaste' que a CML e o Governo continuam a fazer a Monsanto). Dá vontade de rir.

2 comentários:

Maxwell disse...

Qual pulmão qual quê. Este espaço será a maior hurbanização criada de raiz na cidade de Lisboa!! A "Hurbanização Portela" será constituída por um complexo de cinco torres com cerca de 45 andares cada (a mais alta de Lisboa, quissá de Portugal) com capacidade para habitação e aluguer de escritórios. Será uma construcção seguido as modas do design actual com linhas simples e aludindo frequentemente á forma do quadrado (caixa). "A Hurbanização Portela" nessessitará claro da criação de novas conexões com as redes de transportes de Lisboa: uma entrada directa para a 2a Circular, duas estações de metro, sistema próprio de autocarro com associação à rede da Caris, tunél subterrâneo de acesso ao rio tejo para transportes fluviais e acesso ao FerryBoat e ainda uma ponte que ligará a hurbanização á zona da Baixa de Lisboa (que passará por cima de S.João de Brito, Alvalade, escavando o alto do IST e, torcendo por Picoas desembocará no Parque Eduardo VII, na nova continuação da Av. Liberdade).
Não é preciso muito para imaginar um cenário destes a acontecer na cidade de Lisboa. Ridículo mesmo, não há outra definição.

Anónimo disse...

está louco???