Por que é que a Carris tem paragens tão próximas, tão próximas umas das outras que chega a haver 3 consecutivas num espaço de 350 metros?
É óbvio que a principal causa das baixas velocidades de exploração - que também levam à baixa frequência dos autocarros - é o excesso de automóveis a circular, mas quando um autocarro é obrigado a parar ainda mal arrancou, não pode haver milagres. No fundo parece-me ser reflexo da aversão a andar a pé mais de uma centena de metros que existe entre nós.
É óbvio que a principal causa das baixas velocidades de exploração - que também levam à baixa frequência dos autocarros - é o excesso de automóveis a circular, mas quando um autocarro é obrigado a parar ainda mal arrancou, não pode haver milagres. No fundo parece-me ser reflexo da aversão a andar a pé mais de uma centena de metros que existe entre nós.
9 comentários:
Miguel,
Estou em perfeita sintonia consigo.
Aquando da introdução dos eléctricos articulados, as carreiras de eléctricos e autocarros da zona Ocidental foram alvo de uma reestruturação das paragens tendo em vista a redução do seu número sem que a acessibilidade à rede se visse prejudicada.
Era só copiar esse modelo a outras zonas da rede da Carris com paragens muito próximas umas das outras que estão em áreas planas ou de declives suaves.
Na Avenida dos Bombeiros Voluntários, em Algés, existem três paragens em cada sentido que facilmente se reduziriam a duas.
Não se esqueçam dos passageiros de mobilidade reduzida. É que a maioria dos habitantes de Lisboa são idosos. Há carreiras da Carris que são autenticos lares de idosos sobre rodas.
Sem esquecer isso, Xico205!
Mas há carreiras que são verdadeiros lares de idosos e há outras requisitadas por outro tipo de público.
Como utente assídua da Carris posso afirmar que em horas em que não há excesso de carros, as deslocações são efectivamente mais rápidas, mas os tempos de espera substancialmente mais longos(cerca de 25 minutos para algumas carreiras), pelo que o tempo total gasto é sensivelmente o mesmo, ou seja, uma eternidade para algumas deslocações.
Pode dizer quais as carreiras em que espera esses 25 minutos, sff?
Não vejo nenhum problema em haver paragens perto uma das outras... isso devia fazer as pessoas andar mais de autocarro.
O problema é a frequencia dos autocarros e educar as pessoas a usar autocarros.
Anónima das 4:56,
a frequência depende nesse caso de uma escolha da Carris: ter menos autocarros quando não há tanto trânsito.
Se não houvesse excesso de carros, as viagens seriam mais rápidas, logo mais curtas, logo o mesmo autocarro faria mais vezes o mesmo percurso. É matemático.
Mais carros=menos frequência nos autocarros.
luispt84,
estamos a falar de paragens de 200 em 200 metros.
Isto atrasa exageradamente as viagens (imagine um semáforo de 200 em 200m) e por consequência diminui a frequência.
Tem que ser. As paragens fazem falta. É preciso é criar mais carreiras expresso e algumas alterações nalgumas que já existem.
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