15/08/2011

Câmara de Lisboa quer portagens no IC19 e IC2

In Diário Económico (15/8/2011)

«A Câmara Municipal de Lisboa aguarda a marcação de uma audiência com o secretário de estado dos transportes para discutir este tema.

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) quer portagens no IC19 e no IC2. A autarquia quer cobrar taxas a todos os carros que entram na capital para financiar os transportes públicos, avança a TVI24.

A CML começou a estudar com o anterior Governo a criação de uma empresa pública única, que junte a Carris e o Metro à empresa de estacionamento público de lisboa, que é uma fonte de receitas. Para que não acumule prejuízos, essa nova empresa seria financiada com a introdução de portagens em todas as vias de entrada na cidade, o que hoje não acontece.

O objectivo é pôr os automóveis a contribuir para o financiamento dos transportes colectivos, passando todos a pagar o que pagam os utentes da Ponte Vasco da Gama.

"No IC 19 e no IC 2 era perfeitamente possível introduzir portagens", defende Nunes da Silva, vereador da mobilidade da Câmara de Lisboa, em entrevista à TVI.

"O que era fundamental era que todas as portagens na primeira coroa de acesso à cidade de Lisboa tivessem o mesmo valor e tivessem o valor mais alto que está hoje a ser praticado", explica o mesmo responsável, acrescentando que "o diferencial entre o valor que está contratualizado com as concessionárias e esse valor mais alto ia para um fundo de apoio aos transportes colectivos".»

...

Esfrego os olhos...

11 comentários:

Anónimo disse...

Desconfio que o sr. da Silva não sabe o que diz.

Ainda há poucos dias veio esta notícia no jornal Público (e outros).

http://www.publico.pt/Local/vereador-diz-que-possibilidade-de-taxar-entrada-em-lisboa-e-um-equivoco_1506175

Sublinho a parte em que afirma que a câmara municipal “tem um sistema muito mais eficaz para controlar o acesso ao centro da cidade, que é a política tarifária de estacionamento”.

Estamos bem entregues, estamos...

Anónimo disse...

era bom era... mas sabemos que a cml nao tem esse poder..

Unknown disse...

De repente até parece que estamos numa capital de um país desenvolvido!

Anónimo disse...

Finalmente uma ideia de jeito....

Bernardo Ferreira de Carvalho disse...

Excelente ideia, tem é que ser implementada. Em conjunto podiam aumentar os km de faixas BUS em Lisboa e nos concelhos limítrofes, garantindo que os autocarros nunca são obrigados a circular em faixas partilhadas com o transporte individual. Assim garantia-se que a cadência de chegada dos autocarros a cada paragem, bem como a velocidade média de circulação será a adequada para tornar competitivo este tipo de transporte público.

Anónimo disse...

mais uma colocamos o carro à frente dos bois. primeiro precisamos de garantir que o estacionamento que é para ser pago está de facto a ser pago, que os carros nos passeios estão a ser multados, e só depois é que faz sentido considerar as portagens.

Anónimo disse...

Todos, os na generalidade chamados utentes, temos razão! Não há um desenvolvimento "integrado" da cidade, da circulação (privada e pública), das ruas, da recuperação dos prédios, da ocupação de espaços verdes. De modernizar sem perder a identidade: isso é que é ser uma cidade (um país, uma freguesia...) civilizada. Andei por aqui quando foi do Príncipe Real... E então?
O snr. silva, se é "da" a para a "mobilidade", estará preparado para ir de cadeira de rodas ao Multibanco. Ou levar o filho de 3 anos de bicicleta para o ATL. Ou viver em Algés e trabalhar em Azeitão.
B.

J A disse...

Acho que o anónimo das 11:09 tem toda a razão!
Porque esta novela do "saltar degraus"...é (e será) uma fonte de quedas.

Xico205 disse...

Bernardo Ferreira de Carvalho disse...
Excelente ideia, tem é que ser implementada. Em conjunto podiam aumentar os km de faixas BUS em Lisboa e nos concelhos limítrofes, garantindo que os autocarros nunca são obrigados a circular em faixas partilhadas com o transporte individual. Assim garantia-se que a cadência de chegada dos autocarros a cada paragem, bem como a velocidade média de circulação será a adequada para tornar competitivo este tipo de transporte público.

10:03 AM

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Nunca olhaste para um horário da Vimeca, Scotturb ou TST está visto!

Xico205 disse...

João Oliveira Leonardo disse...
De repente até parece que estamos numa capital de um país desenvolvido!

11:18 PM

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Já Paris pertence ao Terceiro Mundo!!!

Maxwell disse...

Ponto primeiro: os ICs são exactamente Itinerários complementares e, portanto, se aqui se introduzirem portagens o único efeito que terão será desviar o transito dos ICs para os IPs.

Ponto segundo: O financiamento das transportadoras deve ser das duas uma ou do Estado ou das Autarquias. Se a CMLisboa quer financiar o ML e a CCFL então que o faça na totalidade.

Ponto terceiro: os CIDADÃOS da Área Metropolitana de Lisboa já são prejudicados na sua mobilidade sem que exista uma entidade competente para rectificar o problema (falamos de todos os transportes, rodoviários, ferroviários e fluviais). A CMLisboa não tem autoridade para decidir onde devem ser instaladas portagens nem com que propósito.

Façam o que lhes compete e não o trabalho dos outros.