09/12/2011

Metro e a (não) expansão do aeroporto

Chegado por e-mail:


«Bom dia,

Como sabido, o Metro de Lisboa encontra-se actualmente a fazer a sua expansão para o aeroporto de Lisboa.

Como tambem é sabido, essa obra tem sofrido varios atrasos, como é habitual nas obras publicas, tendo o mais recente atraso sido Agosto de 2012, ou seja, daqui a 9 meses.

O que nao é sabido é que a estação se encontra TOTALMENTE concluida, com o tunel tambem totalmente concluido, com carris em toda a sua extensão, como pode ser verificado na seguinte pagina com fotografias:

http://www.skyscrapercity.com/showpost.php?p=86428887&postcount=3633

Sendo esta uma obra que ajudaria o Metro a ter milhares de potenciais clientes, é incompreensivel como é possivel adiar a abertura da estação mais 7 meses quando esta TOTALMENTE concluida, com a agravante de falhar por completo mais de metade do verão, quando o turismo é mais alto.

É possivel ver que a estação está concluida, pois até certos promenores de acabamento como as placas de sinalização se encontram totalmente postas.

Sendo assim qual será a razao para manter a estação fechada mais 9 meses?

Como é possivel uma empresa publica fazer este tipo de investimento e dar-se ao luxo de o manter fechado por mais de 9 meses mesmo depois de este estar acabado, ainda mais uma obra com a importancia desta?

Ainda mais tendo em conta a situação conhecida de falencia tecnica da empresa, como é possivel manter fechada uma das estacoes com mais potencial para trazer dinheiro aos seus cofres?

Por mais acabamentos que possam faltar, nenhuns justificam um fecho de 9 meses para serem executados, sendo esta uma situação vergonhosa nao so do ponto de vista de gestão de uma empresa publica, bem como do investimento de centenas de milhoes de dinheiro publico que nao estão a ser rentabilizados.

Se possivel publicar essa informacao no blog, pode ser que algum jornal pegue nisso e investigue a razao destes atrasos inexplicaveis.

PS - As fotos nao sao minhas, sao do utilizador que as colocou no site»

11 comentários:

R Dias disse...

Parece que as fotos já foram retiradas...

Xico205 disse...

Não vejo fotos nenhumas!

Anónimo disse...

O metro actual fica a poucos metros do aeroporto. Porque razão não se opta por soluções mais economicas?

Anónimo disse...

Estranho realmente...

Xico205 disse...

Não acho nada estranho. Desde os anos 90 que as expansões do metro apenas servem interesses ligados ao casamento politicos/construtores civis, e em nada estão ligadas aos interesses gerais da população, quando estão é casualmente, significa que os cidadãos acabam por ser beneficiados numa politica que não os tinha como alvo principal, embora os mais ingenuos achem que sim.

A ligação da linha vermelha a S. Sebastião teve como interesse aumentar o preço do M2 do Parque das Nações ao aproximá-lo ao centro de Lisboa numa altura em que a procura por este local estava a baixar e isso estava a deixar os construtores civis de cabelos em pé.

A ligação Campo Grande-Telheiras mais uma vez é uma estupidez que apenas serviu para arranjar tacho aos politicos que adjudicaram a obra numa certa empresa de construção que a publicidade não me deixa dizer qual é. Um troço de 400 metros que custou milhões e não serve a maioria dos passageiros de Telheiras.

A ligação Falagueira-Reboleira não tem pés nem cabeça quando já há ligações entre a linha de Sintra e a linha azul do metro em Sete Rios e Restauradores. Deveriam sim ter expandido a linha azul para o Casal de S. Brás. Aliás, esta é outra ligação que está pronta e o governo não quer inaugurar porque mal por mal sai mais barato deixá-la fechada, numa altura em que o Estado Social faliu. Mas como o presidente socialista da Câmara da Amadora insistiu muito perante o governo socialista, teve que se fazer-lhe a vontade até porque trata-se dum camarada politico. Se a Amadora ainda fosse da CDU não havia expansão para a Reboleira e provavelmente nem para Alfornelos e Falagueira do mesmo modo que a Margem Sul sempre ficou à margem das grandes obras publicas devido á cor politica, e o que se fez foi para camuflar o escandaloso que já era, e tambem porque isso beneficiava politicos do PS e PSD ligados à construção mais uma vez.

Cada um que tire as suas elações, o que eu sei é que a terceira republica já deveria ter ido abaixo com golpe de Estado. Está quase a durar o mesmo tempo que a AINDA tão contestada segunda republica.

Quando já não houver portugueses nascidos antes de 1974 as pessoas vão finalmente reconhecer o valor da segunda republica portuguesa, e perceber que sem ela não havia a brincadeira do Estado Social da Terceira Republica; do mesmo modo que hoje todos dão vivas a um ditador que matou muita gente chamado Sebastião José de Carvalho e Melo.

Rui Sousa disse...

A fotos foram apagadas, mas entretanto copiadas para aqui:

http://www.aviacaoportugal.net/showthread.php?p=75016

Anónimo disse...

Xico205,

Se a 3ª República não é solução, deixe-me que lhe diga que uma ditadura também o não é.

Quanto ao tema, diz que a estação de Telheiras não é utilizada por grande parte dos moradores de telheiras e que nem faz sentido..Deixe-me que lhe diga que moro em Telheiras, que a estação me serve perfeitamente e que nas horas de ponta está a "abarrotar" de gente...Secalhar não serve é aos residentes do Parque dos Principes, que indevidamente acham que moram em Telheiras, quando esta é sim a zona mais próxima do metro...
Posso admitir que algumas obras do metro possam ter servido ou servir para atender a interesses de construtoras mas parece-me que está a exagerar um pouco...

Finalmente, espero que alguém venha dar explicações acerca desta matéria em concreto. É inadmissível a constante derrapagem temporal que todas as obras do Metro de Lisboa sofrem.

Anónimo disse...

A estação ainda não abriu porque a mesma vai ser preenchida com equipamento de alta tecnologia, que a vai diferenciar de todas as outras e a vai tornar um cartão de visita para o futuro e para a cidade de Lisboa como poucos se podem dignar a ter. Disse-me um passarinho. A estação já lá devia estar há anos, mas mais vale tarde que nunca e agora que o novo aeroporto foi ao ar, é uma boa lufada de ar fresco do triste e diário lobby taxista.

Xico205 disse...

Ok, os residentes do Alto da Faia ganham imenso com a localização da estação de Telheiras. Os funcionarios e clientes do Continente sem transporte próprio ainda mais ganham...(NOT) a Carris tambem ganha muitos clientes que distribui pelas restantes zonas de Telheiras não servidas pelo metro porque afinal de contas o metro é o principal fornecedor de clientes ás carreiras 747, 767 e 778 na zona de Telheiras e se mora aí sabe que andam sempre cheias.

Ainda bem que a terceira republica não é solução assim como uma ditadura não é solução, é sempre bom ficar a saber que Portugal e o Mundo não têm solução. Realmente já me tinham dito para não levar a vida muito a sério porque não vou sair vivo dela! xD

Você não vê um palmo adiante do nariz pois não?! Optimo, as pessoas assim são as mais felizes, nunca vêm mal em nada. Corrupção é invenção de jornalistas sensionalistas que só querem é vender e ter audiencias...aliás vimos perfeitamente que os arguidos do Apito Dourado sairam ilibados. O BPN foi pelo mesmo caminho. A Face Oculta tambem. A Casa Pia tambem, o BPP tambem... Em Portugal é tudo boa gente ninguem rouba, os sinais exteriores de riqueza repentina é só porque o pessoal de vez enquando dá um pontapé numa pedra da calçada e sai de lá um saco azul de milhões. Só por causa disto resolveram acusar injustamente a Fatima Felgueiras e o Isaltino Morais! Cambada de invejosos.

Tambem se dá sempre o acaso de antigos ministros e secretário de Estado irem parar à admnistração de empresas que tiveram ligações aos ministérios e secretarias de Estado onde estes laboraram, mas claro está, mera coincidência.

Jorge Coelho que já foi dirigente da Lusoponte e agora é director da Mota-Engil? Pura coincidência!!! Olha o homem que condenou ao encerramento a Bombardier-Sorefame ao encomendar os combóios da Ponte e mais umas quantas composições da linha da Azambuja a um construtor de combóios espanhol em deterimento do carroçador nacional...

Ferreira do Amaral a fazer parte do concelho admnistrativo da Transdev-Portugal e da Lusoponte e dum instituto publico que o próprio criou? Outra coincidência!

Isto para não falar nos tachos para a familia toda...

Anónimo disse...

xico, xico, vc é um caso grave de iluminismo-esquizofrenia-empreendorismo-tontice-cabotinice-trapalhonice. mistura coisas sérias e verdadeiras com asmeiras infantis. trate-se homem e emigre

Xico205 disse...

Disse alguma mentira?!!