03/12/2011

Terreiro do Paço ganha florista, bar e restaurantes em Junho


Por Inês Boaventura in Público

A reconversão da ala nascente da praça representa um investimento de dez milhões de euros
A ala nascente do Terreiro do Paço, em Lisboa, vai acolher vários restaurantes e cafés, um bar, uma florista e uma sala para eventos, a partir de Junho de 2012. Quatro meses depois abre ao público o Lisboa Story Centre, um centro de interpretação que pretende ser um "portal de acesso à cidade e ao seu património".
Segundo foi anunciado ontem pelo director-geral da Associação de Turismo de Lisboa (ATL), Vítor Costa, a reconversão do piso térreo da ala nascente do Terreiro do Paço e do seu torreão para receber aquelas valências representa um gasto de dez milhões de euros. Esta instituição suportará grande parte do investimento, cabendo aos concessionários os custos com a decoração e equipamento dos estabelecimentos, orçado em três milhões de euros.
No que diz respeito à restauração, haverá uma cervejaria e um "restaurante/pizzaria/geladaria". onde segundo a ATL será disponibilizada "confort food internacional, com influências da culinária portuguesa e da gastronomia mediterrânica". O Terreiro do Paço vai também ter "um food court com esplanada", que promete reunir cultura e restauração, e dois cafés.
Parte do piso térreo da ala nascente vai receber um "bar/club vintage", apresentado pela ATL como "um espaço nocturno que valoriza o charme, a elegância e o glamour". Haverá ainda uma florista "com um projecto inspirado nos tronos de Santo António" e uma "sala de visitas" para a realização de eventos, esta última no torreão nascente.
A ATL destaca as instalações sanitárias públicas que vão ser criadas, sublinhando que este será um "espaço inovador gerido pela Renova". O projecto de reconversão da ala nascente inclui ainda a disponibilização de 1216 lugares de esplanada, bem como a abertura de uma passagem, "controlada", para o jardim do Ministério das Finanças a partir do Terreiro do Paço.

10 comentários:

Anónimo disse...

E os correios continuam naquela miséria em rulotes junto aos paços da cidade?

Anónimo disse...

Ele é só FOOD e inglês por todo o lado.

Esperemos que o FOOD que lá vão servir seja elevado a património mundial, mas duvido muito mesmo.

Anónimo disse...

e o arco da ala nascente que está em perigo de ruir e escorado já há muitos anos? também vai ser arranjado?

Paulo Ferrero disse...

Uff, pensei que fosse por diante a ideia da loja do cidadão. Calafrio passado, acho que são boas ideias para os espaços, mais em especial, assim se confirme o "centro de interpretação da BAixa pombalina".

Anónimo disse...

O que interessa é comes e bebes e discosound. É assim mesmo gentinha da treta. Os passeios tortos em toda a cidade, cheios de buracos e ruas aos altos e baixos não interessam. O que queremos é borga.

Anónimo disse...

Não há em Lisboa mais nada ou outro sítio onde enterrar dinheiro? Quando é que esta gente presta contas pelos milhões que desbarata sem qualquer retorno?

Xico205 disse...

...esta gente presta contas pelos roubos que faz quando houver um golpe de Estado a pôr fim à Terceira Republica.

Está mais que na altura...

Anónimo disse...

Chiça que este pavimento é mesmo muito mau a quem se deve a falta de gosto?

Anónimo disse...

Quando são substituidos os candeeiros periscópios e os com o topo em V que estão quase frente ao mar ????

Xico205 disse...

Anónimo disse...
Quando são substituidos os candeeiros periscópios e os com o topo em V que estão quase frente ao mar ????

2:14 PM

-----------------------

Óbviamente que não vão ser substituidos pelo executivo que lá os pôs. Tens que tirar os xuxalistas da autarquia primeiro.