Príncipe (ir)real - Por Luisa Schimdt, Expresso de 27 Junho 2014
"Há cerca de 12 anos uma intenção rasteira de construir um parque subterrâneo em redor do Jardim do Príncipe Real, levou a um chumbo rotundo e muito justificado por parte de todas as entidades com jurisdição na zona."
30/06/2014
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
11 comentários:
Antes de construir mais parques subterrâneos, sugere-se que se observe a ocupação de alguns deles, como:
Av. Roma (jardim Fernando Pessa), Praça de Londres, Alameda, Campo Pequeno...
Ver-se-á como estão às moscas ou extremamente folgados. Alguns até fecham andares por falta de clientes!
Óbvio. Mas quem é o tolo que, nos tempos que correm, vai gastar uma pipa de massa num parque subterrâneo se o pode fazer de graça em cima do passeio..
Depois não se queixem dos carros em cima do passeio. E depois de os multar furiosamente não se queixem que ninguém mora em Lisboa.
Filipe Sousa,
Quem é que multa os carros em cima do passeio?!
-
Já que falamos de passeios: o parque subterrâneo da Alameda tem 5 pisos (com 100 lugares cada um), dos quais o 4.º e 5º são fechados com frequência por falta de clientes.
À superfície, mesmo por cima dele, existe um parque da EMEL, ocupando (e destruindo) os passeios da Alameda.
Genial, não é?
Estacionar por 1,75€ à hora, não admira que esteja vazio. O ordenado médio em Portugal são 5,5€ à hora. Não vejo alguém interessado em dar 32% do seu rendimento à EMEL ou outra empresa.
Há que ter noção do país que temos
"Não vejo alguém interessado em dar 32% do seu rendimento à EMEL ou outra empresa."
Ter carro é, para quem vive e trabalha em Lisboa, um luxo e deve ser taxado em conformidade.
O espaço urbano é demasiado valioso e não há justificação para o estado/municípios subsidiarem os automobilistas.
Uma casa em Lisboa custa ~3000 EUR/m2 e um carro (pequeno) ocupa 6 m2. Isto daria 18000 EUR/carro, ou seja, 30 EUR/mês durante 50 anos.. A EMEL cobra 20 EUR/ano aos moradores; é barato. É demasiado barato e não há justificação para este subsídio.
Não me parece um luxo ter um carro. É um meio para ir trabalhar para quem não pode comprar uma casa nas avenidas novas à porta do metro. Ou para quem trabalha numa empresa fora do centro de Lisboa. Ou seja, a grande maioria.
O preço de compra em Lisboa é de 800€ por m2 de área bruta.
"para quem não pode comprar uma casa nas avenidas novas à porta do metro"
novidade: há metro sem ser nas avenidas novas.. há metro na Pontinha, na Bela Vista, em Moscavide, na Amadora, em Odivelas.
"O preço de compra em Lisboa é de 800€ por m2 de área bruta"
pois, pois.. como se uma casa de 100 m2 custasse só 80.000 EUR.
o preco médio das casas (novas e usadas) na área metropolitana de Lisboa (inclui bastante mais que as finas avenidas novas..) é de cerca de 2000 EUR/m2.
(sempre a inventar números, hem Filipe? nao resistes a uma mentirazinha...)
100m2 é a área utilizável. Existem os passeios à volta, vãos de escadas, elevadores etc. Apartamentos de 50m2 a 80k€ encontro-os facilmento. Os 3k€ que refere, isso sim é um engodo. Ninguém me vende nada a esse preço nem nas melhores avenidas.
Só me ajuda com esses dados. Para quem me falava em 3.000 por m2 bruto, eu leio aí 1.500 por m2 habitável. Se formos a área bruta será menos que isso.
Da mesma forma, quando estaciono um carro não vou à caixa com a projecção ortogonal da sombra no passeio dizer que só pago metade, sem os espaços de circulação à volta.
Espero que esteja esclarecido :)
sempre a fugir ao tema em discussão: preços subsidiados do estacionamento automóvel em prejuízo dos utilizadores de transportes públicos e de outros transportes privados e dos moradores.
de facto, alugar à EMEL dois lugares de estacionamento (~16 m2) custa pouco mais de 3 EUR/m2/ano.
qualquer que seja o preço da habitação para comparação, o preço cobrado aos automóveis pela ocupação do espaço urbano é altamente subsidiado.
(compensa alugar dois lugares de estacionamento , estacionar uma autocaravana e ter um pequeno pátio! é ridículo a este ponto!)
---
"Só me ajuda com esses dados"
hahaha. foi um prazer apanhá-lo a mentir. ajudarei, com todo o gosto, sempre que puder.
"quem me falava em 3.000 por m2 bruto"???
chega de inventar..
"eu leio aí 1.500 por m2 habitável"???
1500? onde? mesmo no caso dos 2000 EUR/m2 serem relativos à área bruta, corresponderiam a ~1850 EUR/m2 de área útil.
"Espero que esteja esclarecido"
já nos esclareceste há muito tempo: sabemos que gostas de inventar números, factos, estatísticas, situações; um verdadeiro animador dos comentários do blogger.
Enviar um comentário