06/07/2007

O candidato socialista ganha mais três pontos percentuais em relação à anterior sondagem e continua a ser seguido por Fernando Negrão, que perdeu dois

In Público (6/7/2007)
Luciano Alvarez

«Sondagem Intercampus para a TVI, Rádio Clube e PÚBLICO, realizada entre os dias 29 de Junho e 4 de Julho de 2007, com o objectivo de conhecer a tendência de voto da população residente e eleitoralmente recenseada no concelho de Lisboa para as eleições intercalares da CML, a realizar em 15 Julho 2007, e outros temas relacionados. Universo constituído por indivíduos de ambos os sexos, com mais de 18 anos, residentes e recenseados no concelho de Lisboa. A amostra é constituída por 800 entrevistas, sendo 54,6% dos entrevistados do sexo feminino, com recolha através de entrevista directa e pessoal, com simulação de voto em urna. O erro de amostragem deste estudo, para um intervalo de confiança de 95%, é de mais ou menos 3,5%.
a O candidato do PS às eleições intercalares para a Câmara Municipal de Lisboa (CML) continua a liderar as intenções de voto, com 34,7 por cento, de acordo com uma sondagem da Intercampus para o PÚBLICO, a TVI e o Rádio Clube. António Costa subiu mesmo o seu valor percentual em relação ao anterior estudo de opinião, realizado a 14 de Junho, em que surgia com 31,1 por cento das preferências.
E se os números são bons para Costa, embora esteja longe do seu anunciado objectivo de obter a maioria absoluta, não são bons para o candidato do PSD. Cumprida uma pré-campanha que já dura há mais de um mês e quando faltam nove dias para as eleições, Fernando Negrão surge nesta sondagem com 17,5 pontos percentuais, menos dois por cento que na anterior sondagem.
O ex-presidente da CML, Carmona Rodrigues, segura a terceira posição e apresenta mesmo uma ligeira subida (tinha 13,7 a 14 de Junho e hoje tem 14,9).
Salto bem mais significativo é o de Ruben de Carvalho (CDU). O candidato comunista aparecia na sexta posição no anterior inquérito de opinião (9,1%) e agora está em quarto lugar com 12,2 por cento das intenções de voto.
Uma subida ganha à conta da candidata do movimento independente Cidadãos por Lisboa, Helena Roseta (que surge com 6,5%, quando em Junho tinha 9,1) e do concorrente José Sá Fernandes, apoiado pelo Bloco de Esquerda (9,6 no anterior inquérito e agora com 6,0).
Ainda entre os partidos com representação parlamentar e que lutam pela eleição de vereadores, Telmo Correia, do CDS/PP, é dos que têm razões para sorrir: a 14 de Julho recolhia 2,5 por cento dos votos e agora está nos 3,2.
No "campeonato" dos partidos com menor expressão eleitoral Garcia Pereira (PCTP/MRPP) continua na oitava posição, embora apresente uma ligeira descida (tinha 2,4 e agora está nos 1,4).
De resto, a tabela ordena-se da seguinte maneira: Gonçalo da Câmara Pereira (PPM), 1,2 por cento; José Pinto Coelho (PNR), 1,1; Manuel Monteiro (PND) 0,7; Quartin Graça (MPT), 0,5.
Extrapolando os números da Intercampus, pode-se chegar à conclusão que António Costa elegeria sete dos 17 vereadores; Fernando Negrão e Carmona Rodrigues três cada; Ruben de Carvalho dois e Helena Roseta e Sá Fernandes um cada. A confirmarem-se estes números, o candidato socialista poderia conseguir uma maioria governativa de esquerda, mediante uma aliança com o PCP ou juntando os seus vereadores aos de Roseta e Sá Fernandes.
Neste inquérito de opinião é incluída uma pergunta sobre o local do novo aeroporto, que tem sido um dos temas fortes da pré-campanha, contemplando as hipóteses da Ota e Alcochete. A maioria dos inquiridos (53,3) optou por Alcochete, enquanto a Ota recolheu 22,6 por cento das preferências.
»

Sem comentários: