12/02/2008

Plano Estratégico Nacional do Turismo no seu melhor

Passava ontem pelas 14 horas na Rua São João da Praça, no coração de Alfama, quando observo que os turistas sentados numa esplanada estavam incomodados com algo. Qual não é o meu espanto quando vejo que 2 zelosos funcionários do serviço de limpeza e higiene da CML lavavam a rua à mangueirada, molhando tudo e todos à sua volta. O espanto não era só dos turistas mas também dos comerciantes. O senhor da Mercearia ficou com os produtos “lavados”, a senhora de outro café com as cadeiras e mesas da esplanada “lavadas” e quem passava se não tivesse cuidado arriscava o mesmo. Quando muito se discute sobre a importância do turismo para o pais, fazem-se planos, projectos, entre outros, o que verificamos é que na base tudo continua na mesma. Em pleno dia, numa das ruas com maior movimento de turistas em Lisboa, como é possível que 2 funcionários da CML, obviamente sem o mínimo de sensibilidade para o que quer que seja, tenham uma actuação destas. E as chefias deles que responsabilidade e indicações recebem sobre o assunto. Não deveria ser a zona de Alfama e outras zonas com potencialidades ao nível do turismo, alvo de cuidados especiais de forma a que quem nos visita se sinta bem vindo ? Não deveriam as entidades que estão à frente dos destinos da CML orientar no sentido de que devemos “cuidar bem” dos turistas dada a importância dos mesmos para a economia nacional ? Até onde é implementado o Plano Nacional Estratégico do Turismo ? Fica-se pela apresentação televisiva, ou deve ser alvo de implementação até aos mais baixos níveis da hierarquia dos funcionários do Estado ?



Carlos Leite de Sousa

4 comentários:

Anónimo disse...

não me parece que haja melhorias. a brutalidade das pessoas que trabalham na CML atravessa todas as hierarquias. as pessoas olham para o seu posto como um direito adquirido, não como uma função a desempenhar com profissionalismo.

não existem incentivos a proceder de outra forma. e a cidade vai definhando..

Tiago R. disse...

O corte cego nas horas extraordinárias do pessoal da higiene urbana obriga a que tenham que fazer este tipo de serviços durante o dia.
E a sua situação não motiva o profissionalismo...
Veja-se:
- Não têm sistema de avaliação;
- Têm a progressão na carreira congelada há já nem sei quantos anos;
- Não lhes é dada formação profissional;
- Têm tido os salários congelados anos consecutivos e, este ano, regalaram-se com o gostoso aumento de 2,1%;

Mas nisto, são iguais a todos os outros trabalhadores portugueses.

Anónimo disse...

Esses funcionarios apenas cumprem ordens...Segundo as estatisticas vão a Alfama 70% dos turistas que visitam Lisboa e é bem visivel o estado de abandono a que a CML vota aquele bairro. O que lhe vale são as pessoas que lá vivem senão morria. Infelizmente este estado de abandono estende-se á bica, ao bairro alto,á Madragoa...

Anónimo disse...

e tem razão o Tiago...