07/10/2008

PDM vai contemplar "pulmão verde" nos terrenos do aeroporto

Lisboa, 07 Out (Lusa) - O vereador do Urbanismo na Câmara de Lisboa, Manuel Salgado (PS), afirmou hoje que o novo Plano Director Municipal (PDM) vai contemplar a zona do aeroporto da Portela como futuro "pulmão verde" da cidade, depois da desactivação da infra-estrutura.

"O novo PDM vai prever o pulmão verde na zona do aeroporto", disse Manuel Salgado aos jornalistas, à margem da Assembleia Municipal de Lisboa, onde hoje está a ser discutido o "Estado da Cidade".

O presidente da Câmara, António Costa (PS), anunciou que o novo PDM de Lisboa será apresentado em Março do próximo ano.

"A revisão prevê o tal parque verde na zona do aeroporto, mas não na totalidade porque há zonas edificadas", como as dos actuais escritórios da TAP, acrescentou o vereador do Urbanismo.

O presidente da Câmara anunciou também a construção de um "grande interceptor entre Alfama e o Cais do Sodré que vai permitir finalmente que a totalidade do esgoto da cidade de Lisboa tenha tratamento".

"Este mandato ficará também a ser o mandato em que o Tejo deixará de ser poluído pelo esgoto de Lisboa", declarou.

No caderno de balanço da actividade distribuído aos jornalistas e aos deputados municipais, é apontada a data de Janeiro de 2009 para o início das obras do interceptor de esgotos entre o Largo do Chafariz de Dentro e o Cais do Sodré e a sua conclusão prevista para Setembro do mesmo ano.

Na sua intervenção, António Costa destacou também o "aumento de 125 por no licenciamento de obras e 365 por cento das licenças de utilização emitidas" alcançados este mandato, com a concretização do programa de simplificação administrativa Simplis.

O autarca referiu igualmente o licenciamento de 11 unidades hoteleiras e a aprovação de projectos de arquitectura para mais seis hotéis.

Costa anunciou ainda para "breve" a assinatura de um protocolo com a Universidade de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, Universidade Técnica e ISCTE para a transformação da capital numa "cidade Erasmus".

O objectivo é aumentar em dois anos de dois mil para cinco mil o número de estudantes estrangeiros a estudarem em Lisboa ao abrigo daquele programa de intercâmbio.

Para isso, a autarquia quer promover o aumento de "mais duas mil camas" para estudantes e investigadores, com a construção e reabilitação de edifícios para residências universitárias.

In rtp.pt

6 comentários:

Nuno Santos Silva disse...

O PDM não é aquela coisa que se suspende quando dá jeito?

Anónimo disse...

DEMAGOGIA NO ESTADO PURO

Arq. Luís Marques da silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Arq. Luís Marques da silva disse...

Esperemos que o outro pulmão de Lisboa, que até á data tem sido muito mal tratado, também seja contemplado com uma requalificação (leia-se requalificação e não destruição), com a dignidade merecida.
Monsanto não pode continuar no estado de abandono em que se encontra, necessitando, com urgência de uma revitalização, para poder ser usado condignamente, como o verdadeiro parque da cidade.
Quanto ao resto, nada há a apontar; é esperar para ver se não será já a máquina da propaganda a funcionar...

Anónimo disse...

Que disparates! Alcochete já começou a ser construído? Com a crise que por aí vai, avançará sem demoras nem atrasos? A Portela vai ser desactivada? Não vai lá haver especulação imobiliária? Nenhuma fundação pretenderá construir a sua sede, com o aval da cmL?

O vereador dos doces e salgados perdeu uma excelente oportunidade para estar calado.

Anónimo disse...

pula demagogia e do mais balatinho e de pechisbeque que há. nem aquela zona selia alguma vez pulmão de coisa alguma, nem dela lisboa plecisa, nem o ho ilia deixar, de qualquel maneila nem quando as galinhas tivexem dentes. pelgunta indiscleta: selá que ainda vai dal tempo pala que o último cubo mágico de salgado e filhó pala o xxb esteja aplovadinho pela camala escura ... antes que o conculso do xxb caduque? é que é muita maxa. o pdm já foi xuspenso e agola só falta a câmala fazel o lesto. boa xote, lisboa.