In Público (12/8/2010)
Por Marisa Soares
«O projecto, que termina no final de 2012, está inserido num programa comunitário de desenvolvimento urbano
A Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa (EMEL) participa num projecto europeu de promoção do carro eléctrico, o EVUE - Electric Vehicles in Urban Europe, recentemente aprovado pela Comissão Europeia. A par com o município de Beja, a empresa representa Portugal junto de outras oito cidades europeias, com o objectivo de trocar experiências e conhecimento sobre a introdução destes veículos em meio urbano.
"Estamos a posicionar-nos para oferecer soluções integradas de mobilidade, não apenas de estacionamento", explica Óscar Rodrigues, responsável pelo planeamento estratégico da EMEL. Para isso, a empresa está até disposta a mudar de nome. Em Setembro, a sigla EMEL vai passar a significar Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa, caso os novos estatutos da empresa sejam aprovados pela assembleia municipal.
"Os carros eléctricos são um desafio para a EMEL, mas queremos transformá-los antes numa oportunidade", diz Tiago Farias, vogal do conselho de administração da empresa. O responsável adianta que o carsharing (aluguer de carros por curtos períodos de tempo) será o modelo de negócio ideal para a promoção do veículo eléctrico.
O Plano Nacional de Mobilidade Eléctrica prevê que Lisboa tenha, até ao final de 2011, 687 pontos de carregamento para os carros eléctricos. "Destes, cerca de metade vão ficar na zona gerida pela EMEL. Temos de nos preparar para isso", sublinha Tiago Farias. A ideia é colocar os postos de abastecimento nos espaços que pertencem à EMEL (como parques de estacionamento), onde será disponibilizado um serviço de aluguer dos veículos.
"As pessoas podem experimentar os carros e perceber se lhes agrada", diz Óscar Rodrigues. O responsável não acredita numa rápida adesão aos modelos eléctricos "mais caros", pelo que o aluguer é uma forma de "partilhar o risco". Com o EVUE, os parceiros podem consultar os planos de mobilidade eléctrica já em curso. "Lisboa, Madrid (Espanha), Londres (Inglaterra), Frankfurt (Alemanha), Estocolmo (Suécia) e Oslo (Noruega) são as cidades onde os planos estão mais avançados", afirma Tiago Farias. Em Fevereiro de 2012, Lisboa acolhe os dez parceiros.»
12/08/2010
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2 comentários:
Aí está mais um bom exemplo de marketing enganador... Empresa de mobilidade de Lisboa?
Mas representa transportes públicos? Representa peões? Representa modos suaves de mobilidade como a bicicleta?
Claro que não, representa veículos individuais consumidores de espaço público como qualquer lata a gasolina ou electrica, mas esse é o verdadeiro interesse desta empresa, a comercialização de espaço de estacionamento...
Como há terreno fértil em termos de cérebros moles e permeáveis ao marketing mais básico esta-se a criar algo gerador de lucro mas com fraco valor acrescentado em termos de mobilidade sustentável e maximização de espaço público para usufruto de pessoas e não de caixotes metálicos.
Precisa-se de cura para esta auto-esclerose generalizada.
tenho pena de quem tiver de esperar horas para carregar o carro todos os dias. de fugir
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