11/08/2010

GREETINGS FROM HOLLAND

Ainda no seguimento da notícia da elevação a Património Mundial de toda a zona dos Canais de Amsterdam ( sec. XVII) … aqui vos mando umas imagens de uma “Cottage” tipicamente Holandesa de um amigo meu … que eu e a minha mulher visitámos.

Estas imagens falam por si … no entanto não é demais acentuar a autenticidade das tipologias e materiais … esta é a invejável qualidade existente no campo Holandês, bem patente não apenas no seu edificado mas também no seu Ordenamento do Território … Afinal de contas, os Holandeses ja ultrapassaram os 15 milhões de habitantes, que habitam num TERÇO do nosso território … Imaginemos o que seria Portugal nesta situação …

Quer isto dizer que “somos filho de um ‘Deus Menor’? Que estamos entregues a uma fatalidade irreversivel ? … Não … Isso depende como Sociedade Civil, da nossas escolhas … a quem entregamos o poder autárquico … quem aceitamos como direcção do IGESPAR …de como formamos os nossos Arquitectos e Urbanistas …

Saudações de António Sérgio Rosa de Carvalho












2 comentários:

Zipper disse...

Não gosto. É demasiado tradicional.
Parece a casa da minha avó.

Uma arquitectura contemporânea com materiais modernos não é incompatível com um bom ordenamento do território.

Raul Nobre disse...

Os gostos não se discutem.
Portanto, mantenham-se as características arquitectónicas dos locais. Onde a arquitectura é tradicional, mantenha-se o tradicional. Onde a arquitectura é moderna, mantenha-se o moderno. Mas não façam abortos.