04/08/2010

Arquiteto Carrilho da Graça venceu concurso para terminal de cruzeiros

In LUSA

«Lisboa, 30 de jul (Lusa) - O arquiteto Carrilho da Graça vai ser o autor do projeto para o novo terminal de Cruzeiros de Lisboa, anunciou hoje a Administração Portuária de Lisboa, na cerimónia de apresentação dos resultados do concurso da obra.

Foram 37 trabalhos que se apresentaram, mas foi Carrilho da Graça que convenceu, porque fez um projeto que envolve um "edifício relativamente pequeno, com uma volumetria delicada", justificou o júri composto pelo arquiteto catalão Juan Busquets e o arquiteto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles, entre outros.

Além disso, "vai ser um espaço aberto ao exterior", explicou ainda o arquiteto.

Carrilho da Graça é o autor de obras como o Pavilhão do Conhecimento dos Mares, a Escola Superior de Comunicação Social ou a extensão do Palácio de Belém.

Agora será o responsável pelo terminal de cruzeiros de Lisboa, cuja primeira fase deverá estar concluída em 2013, num investimento de cerca de 30 milhões de euros, pagos pela Administração do Porto de Lisboa (APL), que lançou o concurso público, em conjunto com a autarquia lisboeta e a Ordem dos Arquitetos.»

...

Mas a revogação da prorrogação da concessão do terminal de contentores de Alcântara não torna ilegal tudo quanto diz respeito aos projectos para Santa Apolónia? Mais uma vez está-se a pôr o carro à frente dos bois. Não há pachorra.

3 comentários:

Anónimo disse...

Vi ontem o arquitecto na televisão e pasmei com o que ele afirmou.

Então aquilo vai ser para o usufruto da população? Mas como, não vai haver segurança?

Nos terminais existentes em Alcântara não deixam entrar quem não for passageiro...

E o espaço onde podem estacionar 80 autocarros (salvo erro), na época baixa serve para se ir passear? Mas que raio de parque de estacionamento de autocarros será esse, que vai dar para as pessoas irem para lá gozar o espaço?

Isto para não falar que o sr. acha que o trânsito em Lisboa está muito melhor por estar mais restrito no Terreiro do Paço.

Então e nos outros 99.99% da cidade?

(correcção) disse...

Correcção: em Alcântara e Rocha do Conde d'Óbidos (por isso é que estava «terminais»).

Anónimo disse...

os 80 autocarros vao demorar 15 horas para passar a porcaria do terreiro do paco