15/08/2010

Debate sobre a Av. duque de Ávila e zona envolvente – UM SUCESSO

Chegado por e-mail:


«Muito Boa tarde


Após a realização do Debate porque tanto me bati e que julgo ter tido algumas conclusões importantes, quer pela enorme aderência que teve quer pela clara duvida com que o Sr. Vereador Nunes da Silva saiu da reunião, ao afirmar que iria repensar a questão da João Crisóstomo, aqui fica um resumo do que foi esse debate, do que o motivou, do que a Câmara pretende para essa zona e quais as razões da contestação de moradores e comerciantes:

http://sociallaranjinha.blogspot.com/2010/08/debate-sobre-av-duque-de-avila-e-zona.html


Cumprimentos

Paulo Lopes»

...


Sobre esta matéria seria bom que pudéssemos opinar sobre as imagens do projecto em causa, ou seja, haverá hipótese de alguém nos fornecer ou indicar onde se encontram semelhantes desenhos? Mto. obrigado.

6 comentários:

Unknown disse...

Este projecto da CML é de facto um sucesso! Venham mais como este e se possível na minha rua.

E sim, há coisas q têm mesmo que ser impostas porque se formos olhar para as reais necessidades dos cidadãos, o que se quer em portugal é mais auto-estradas, mais estacionamento à porta mesmo que seja retirando espaço em passeios, mais vias para entrar mais carros na cidade e com melhores condições.

Anónimo disse...

http://img836.imageshack.us/img836/5909/45847436.png

Aqui tens.

Paulo Ferrero disse...

Pelas imagens, que agradeço, parece-me bem. Estas árvores que aparecem desenhadas são as existentes nos troços da Dq. Ávila não esventrados pelo Metro, suponho. Nos que foram esventrados, como vai ser? Qual é o problema na João Crisóstomo?

Anónimo disse...

A contestacao do costume em relacao ao estacionamento. Os comerciantes queixam-se porque na sua opiniao vao perder negocio se os lugares forem eliminados.. mas e precisamente por essa razao que eu nunca vou fazer compras Lisboa. Enquanto nao oferecerem espaco publico em condicoes prefiro ficar por Cascais e Oeiras.

Anónimo disse...

A única coisa que verdadeiramente o Vereador da Mobilidade pode repensar, com benefício para os Lisboetas, é a sua presença no executivo camarário.... Verga pereante qualquer manifestaçãozeca do pessoal que só tem olhos para a lata e para o seu umbigo...

Paulo Lopes disse...

Em parte concordo com alguns aspectos dos comentários anteriores, mas as razões da contestação a este projecto não têm só a ver com o que se vai passar apenas na Av. Duque de Ávila.
Relativamente ao estacionamento na Duque de Ávila o projecto inicial não contemplava nenhum lugar. Por causa da contestação movida o ano passado pelas Juntas de Freguesia o actual Vereador Nunes da Silva, aceitou rever o projecto nesse ponto e o projecto actual contempla um numero de lugares que é inferior ao anteriormente existente em 51 lugares.
É bom não esquecer, que aqueles que vivem na Duque de Ávila têm direito a poder estacionar os seus carros perto da sua residência. Não podemos só porque parece bem acabar de um momento para o outro com o estacionamento daqueles que não têm alternativa para parar os seus carros.
Neste ponto, prevaleceu o bom senso e a Câmara soube ver que não tinha razão.
No entanto, esta remodelação da Duque de Ávila trás consequências directas na circulação automóvel nas ruas adjacentes - João Crisóstomo, Miguel Bombarda, Marques Sá da Bandeira, Marquês da Fronteira, Cardeal Cerejeira entre outras.
No texto que publiquei no meu blog - Social Laranjinha (cujo link está no post inicial) faço uma análise destas alterações e coloco também 2 links para visualizar o Power Point apresentado pela CML e onde são visíveis as alterações a que me refiro e que são principalmente estas:
- 2 sentidos reservados a transportes públicos (autocarros) e moradores na João Crisóstomo;
- Interdição ao transito de ligeiros e pesados particulares na Rua Marquês da Fronteira no sentido descendente.
Estas alterações obrigam por um lado os autocarros a andarem às voltas pela João Crisostomo, aumentando o tempo de circulação para fazerem o mesmo trajecto, além de se adivinharem acidentes - atropelamentos, com a introdução de dois sentidos de transito.
O transito que vem de Campolide para S. Sebastião vai ser obrigado a circular pelo meio do "bairro" do Parque e a seguir pela Alameda Cardeal Cerejeira, para conseguir chegar a S. Sebastião. Estas são vias que já nos últimos anos se encontram normalmente congestionadas, pelo que se advinham grandes engarrafamentos.
Quanto aos comerciantes, a sua grande contestação tem a ver essencialmente com os prejuízos que tiveram e têm, provocados pelas obras do Metro. Não houve por parte da Câmara ainda, uma iniciativa concreta de os poder compensar.
Portanto, se lerem com atenção o post no meu blog, poderão ficar um pouco mais elucidados quanto ás razões da contestação e que facilmente se percebe ter pouco a ver com o estacionamento na Duque de Ávila.
É também importante notar, que a Câmara e principalmente o Sr. Vereador Sá Fernandes, sempre que falam neste assunto, tentam só falar nos aspectos positivos do reordenamento da Duque de Ávila, esquecendo-se de falar do que querem fazer nas restantes artérias.
E mesmo o Power Point apresentado pela CML, só apresenta imagens/projectos da Duque de Ávila, pois por exemplo da João Crisóstomo não sabem sequer o que querem fazer.
Mas como eu digo no blog, esperamos que o Sr. Vereador Nunes da Silva tenha sido sensível aos argumentos dos moradores e comerciantes, e como disse no final do debate, repense o que quer fazer na João Crisóstomo.