16/05/2011
Veículos poluentes fora da Baixa de Lisboa em Julho
No próximo ano, a proibição que se aplica aos carros anteriores a 1992 deve ser alargada a toda a cidade ( por Ines Boaventura in Publico )
Os veículos sem catalisador vão deixar de poder circular na Avenida da Liberdade e na Baixa de Lisboa a partir de 4 de Julho. O vereador da Mobilidade, Nunes da Silva, acredita que esta restrição, que quer ver alargada a toda a cidade no início de 2012, vai permitir reduzir as emissões poluentes em cerca de 50 por cento na zona.
Segundo o vereador Nunes da Silva, daqui a mês e meio os veículos anteriores a Julho de 1992 (com excepção daqueles cujos proprietários tenham entretanto instalado um catalisador, que filtra os gases tóxicos) não poderão deslocar-se entre a Rua de Alexandre Herculano e a Praça do Comércio. Excepto aos dias úteis entre as 20h00 e as 8h00 e aos fins-de-semana.
De fora dessa restrição ficam transportes públicos, veículos de emergência, carros históricos certificados, bem como veículos de pessoas com mobilidade reduzida e de moradores na zona em causa. Em relação aos primeiros, Nunes da Silva explica que “a Carris não tem qualquer problema”, porque os seus autocarros cumprem as exigências ambientais.
Quanto aos táxis, o vereador da Mobilidade admite que “cerca de 20 por cento” dos que circulam em Lisboa não obedecem aos critérios para entrar naquela que será a primeira zona de emissões reduzidas (ZER) da capital. Ainda assim, Nunes da Silva explica que esses veículos só deixarão de poder circular no fim deste ano, para os profissionais do sector terem tempo de renovar a sua frota.
Com base nas últimas informações disponíveis, datadas de 2008, o vereador estima que os veículos sem catalisador representem “menos de 20 por cento” daqueles que circulam entre a Rua de Alexandre Herculano e a Praça do Comércio. Mas isso não impede, frisa, que sejam “responsáveis por praticamente 50 por cento das emissões poluentes” naquela que é a área de Lisboa com pior qualidade do ar.
No início de 2012 a intenção é que os condicionamentos se alarguem a toda a cidade, à excepção de alguns eixos de atravessamento como a Segunda Circular e de vias como as avenidas de Brasília e do Infante D. Henrique. Os moradores poderão circular sem restrições, mesmo que os seus veículos sejam anteriores a Julho de 1992.
Nunes da Silva diz que o cumprimento será verificado “por fiscalização policial, com base na matrícula”. No futuro, a ideia é que quando os veículos forem à inspecção automóvel lhes seja atribuído um selo verde, amarelo ou vermelho, consoante o desempenho ambiental, sendo os últimos proibidos de entrar nas ZER.
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10 comentários:
mas a policia vai conseguir fiscalizar sem câmaras?
Se a fiscalização for do mesmo nível que é actualmente para outros temas, vai ficar tudo na mesma...
Suponho que o vereador Nunes da Silva vá comprar casrrinho novo para todos os que não podem. É que com esta crise é complicado. E para quem vem de mais de 100 km todos os dias, os transportes públicos também não são solução.
Ah segundo o Nunes da Silva (essa personagem) Vê-se se os veiculos têm catalisador ou não pela matricula!!!
Sempre a aprender...
Maneira que vai tudo ficar na mesma. É que só para aí 1% (exagero por excesso) dos veiculos anteriores a 1992 que não são transportes publicos, veiculos de emergencia, veiculos de moradores é que passam nessa zona aos dias uteis em horário util.
Pois os autocarros da Carris cumprem todos a norma. ...na altura em que sairam da fábrica, o problema é que os MAN 18-310 já estão com meio milhão de quilometros rodados e uma fumarada preta que já pintou a óleo a traseira dalguns autocarros. Mas o que interessa é o que vem no papel não o que qualquer um comprova.
Estes gajos são loucos...um país pelintra com vícios de país rico.
Caro Vereador Nunes da Silva quem vive nos bairros historicos é gente pobre e não tem dinheiro para comprar "espadas" novos a crédito quanto mais a pronto.
Anónimo disse...
Estes gajos são loucos...um país pelintra com vícios de país rico.
Caro Vereador Nunes da Silva quem vive nos bairros historicos é gente pobre e não tem dinheiro para comprar "espadas" novos a crédito quanto mais a pronto.
10:51 AM
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O homem disse que veiculos de moradores estavam de fora. Resta saber é se os veiculos dos moradores de Alfama e Castelo podem passar na Baixa, ou se não são considerados moradores da Baixa e não os deixam. Se não os deixarem não estão a cumprir a lei do direito de servidão.
Um charuto de 1993 tambem não é caro, para o caso de os chatearem muito.
Mas o que é estupido é que são medidas que vão prejudicar uma ou outra pessoa e o ar vai ficar exatamente na mesma.
Mas como da câmara de Lisboa não se esperam medidas inteligentes e práticas, é só mais do mesmo.
O anónimo das 10:51 tem muita razão, isto está tudo louco.
O sinal de proibição não está legal e não está aprovado em Portugal.
Um idoso com um velho carro não pode.
Mas as noivas de Santo António já se abre uma excepção.
Demagogia haja paciência para estas fantasias e experimentalismos.
O Nunes da Silva diz que os transportes publicos não têm restrição e diz que a Carris não tem qualquer problema porque os autocarros assim e assado!!!!!! Então a Carris não se inclui nos transportes publicos?!!!!!
Com politicos estupidos quem é que espera que Portugal não esteja no fosso!!!!!!!
A maioria dos portugueses adora queixar-se mas é o responsavel pela situação do país porque vota em incompetentes.
Www.lowemissionzones.eu
Desde quando é que fazer cumprir uma directiva europeia sobre a qualidade do ar e toda a legislação nacional que fixa os valores limite de Concentracoes de poluentes nocivas para a Saude humana é algo errado ou sequer sinónimo de incompetencia? Devíamos todos reflectir um pouco antes de atirar para o ar a primeira banalidade fácil que nos vem à cabeça!!!
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