05/09/2011

TGV 'low-cost' em estudo

In Sol Online (3/9/2011)
Por Frederico Pinheiro e Luís Rosa


«As pressões intensas do Governo de Espanha para a construção da linha de alta velocidade Lisboa-Madrid levaram o Executivo de Passos Coelho a estudar a hipótese de construir um TGV menos dispendioso do que os 1,7 mil milhões previstos para aquela linha.

Nesse sentido, o secretário de Estado das Obras Públicas, Sérgio Monteiro, já iniciou contactos informais com a empresa Soares da Costa, que lidera o consórcio a quem foi adjudicada a construção da linha, para renegociar o contrato.

O objectivo do Governo passa por retirar parte das obras do contrato adjudicado – documento que, aliás, ainda aguarda o visto prévio do Tribunal de Contas para ser válido.

Eliminar a construção da linha de mercadorias entre Évora e o Caia ou não construir a estação de Évora são alguns dos exemplos de cortes que poderiam ajudar a reduzir significativamente o custo da linha.

Outra questão que está a ser analisada é, ainda, a entrada do TGV em Lisboa ser feita pela ponte de 25 de Abril.»

4 comentários:

Anónimo disse...

Estudar é estudar.

Mas, para não falar de o TGV ser posto a circular pela linha dos comboios da Fertagus (desde o Pinhal Novo (?) até Entre-Campos(?)), um TGV não pesa nada mas nada que se pareça com os comboios que passam hoje pela 25 de Abril.

Não creio que seja por esta via que se descalce a bota...

Ricardo disse...

Eu pensava que os comboios de alta velocidade precisavam de linhas próprias.
E olha que engraçado, "Pressões de Espanha", mas quem é que manda em Portugal? Os Portugueses ou os de fora?...

Xico205 disse...

Ricardo disse...
Eu pensava que os comboios de alta velocidade precisavam de linhas próprias.
E olha que engraçado, "Pressões de Espanha", mas quem é que manda em Portugal? Os Portugueses ou os de fora?...

12:10 PM

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Houve contratos assinados entre os 2 países. Á pala disso, Espanha tem que construir 403 kms de alta velocidade contra 200 de Portugal.
Caso Portugal não construa a sua parte, em Espanha a obra torna-se o maior buraco financeiro do país, porque obviamente eles não vão construir um TGV para ligar Madrid a Badajoz. Ideia estupidas dessas só na cabeça dos idiotas dos politicos portugueses que não percebem nada de transportes e tudo o que legislam é lixo inutil para quem trabalha na área e um buraco financeiro sem fundo para o Estado conforme agora vai acontecer com o passe social +.

Anónimo disse...

Anónimo, era o que mais faltava a linha ser dos Fertagus!!