Há tempos descobri que não estávamos assim tão isolados na Europa no que toca ao paradigma da gestão do espaço público. Não é só cá que o estacionamento automóvel é mais importante que a circulação dos peões, afinal na Roménia também há responsáveis autárquicos que defendem publicamente o estacionamento no passeio.
Ora, eu andava desconfiado de que Lisboa seria a única capital europeia onde as ruas chegam a ter quatro faixas de estacionamento legal, como é o caso nas Avenidas Novas, na própria Avenida de Liberdade, etc. Por essa Europa fora não se parte do pressuposto que cabe aos organismos públicos arranjar espaço para o estacionamento do veículo privado, de modo que habitualmente as ruas não têm sequer estacionamento, algumas uma fila, poucas têm duas.
Mas entretanto o Google Maps Street View chegou a Bucareste, e eu pude tirar os nabos da púcara. Depois de algum esforço descobri uma rua com quatro faixas de estacionamento:
Descobri ainda um bónus: por lá também é habitual ver carrinhos de bebé a circular no alcatrão, por os passeios estarem ocupados com... carros estacionados!
Vale a pena passear um pouco com o Street View por Bucareste para comparar. Em geral, os passeios acabam por ser mais largos lá do que cá.
De qualquer modo, hoje já me sinto mais europeu!
3 comentários:
Excelente post!
Boa tarde,
Já viram o que se anda a passar na Rua Garrett. Pelo menos ao fim-de-semana há sempre carros parados do lado esquerdo da rua. Antigamente a polícia não permitia isto mas agora generalizou-se. Há carros que param lá durante horas!!!
Eu até me sinto mal quando passo na Garrett. Há espaço para 3 ou 4 faixas de rodagem, e os peões apertam-se naqueles passeios minúsculos.
E não me faz só confusão os carros do lado esquerdo. Porquê autorizar o lado direito também? Uma rua tão central e comercial, com tanto estacionamento disponível na zona. Quanto é que o comércio perderá ali por haver uma barreira que dificulta a travessia de peões. Imagine-se um centro comercial a colocar um gradeamento a meio dos seus corredores..
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