18/10/2012

Facilitado acesso de peões à estação de Santa Apolónia




Facilitado acesso de peões à estação de Santa Apolónia
Por Marisa Soares in Público
 Após vários protestos dos moradores, a Refer vai abrir uma das portas que tem fechadas há anos e os passeios vão ser alargados

O acesso pedonal do lado norte à estação de Santa Apolónia, em Lisboa, vai ser mais fácil a partir de sábado. Depois de protestos dos moradores da zona, a Rede Ferroviária Nacional (Refer) vai abrir uma das portas laterais da estação que dão para a Rua dos Caminhos de Ferro. Esta passa a ter sentido único e passeios mais largos.
A nova porta vai dar acesso a uma passagem subterrânea, que liga ao átrio onde termina a linha dos comboios Alfa Pendular. "É um túnel com iluminação e câmaras de videovigilância", afirma Basílio Vieira, o morador que deu a cara pelo protesto e lançou, em 2010, o movimento Entrada Norte.
A passagem permite ir até à estação do metro e ao supermercado ali existente sem ter de contornar o edifício por fora. No entanto, para quem tem mobilidade reduzida, a solução não é perfeita. Para aceder ao túnel é preciso descer escadas, não havendo elevador nem rampa alternativa. "Mesmo assim, pode-se entrar na estação e dar a volta pela plataforma, de forma mais segura do que hoje", ressalva Basílio Vieira.
Há anos que os moradores se queixam da falta de segurança (nalguns locais, os passeios têm 15 centímetros de largura) e do risco de atropelamentos naquela zona, pela ausência de passadeiras. Com a transformação da Rua dos Caminhos de Ferro numa via de sentido único, na direcção sul-norte (de Santa Apolónia para o Parque das Nações), o espaço para os peões será alargado (para já, com recurso a pilaretes e só depois serão alargados os passeios) e vai ser colocada uma passadeira em frente à porta da estação.
Os automobilistas têm como alternativa a Avenida Infante Dom Henrique e o viaduto sobre a linha ferroviária, para inversão de marcha.
As carreiras da Carris também vão ser alteradas. Segundo a transportadora, os percursos dos autocarros 735, 794, 759 (nocturna), 206 e 210 vão ser desviados para a Avenida Infante Dom Henrique a partir da Avenida Mouzinho de Albuquerque, a partir das 22h de sexta-feira. O objectivo da intervenção é também criar mais lugares de estacionamento para residentes, adianta o vereador da Mobilidade na autarquia, Fernando Nunes da Silva.
Apesar de estar "satisfeito" com a solução encontrada pela Câmara de Lisboa e pela Refer, Basílio Vieira sublinha que esta não é a ideal. A proposta dos moradores era a abertura de uma porta no muro que ladeia a estação, na ligação da Rua da Bica do Sapato com a Rua dos Caminhos de Ferro. "Aquele muro não tem razão de existir", defende.
"A solução adoptada é a única tecnicamente possível", contrapõe o vereador Fernando Nunes da Silva. Rasgar o muro só será possível, admite, quando a Refer fizer obras na estação para reformular a linha dos comboios Alfa e Intercidades, o que não deverá acontecer nos próximos tempos devido à crise.


1 comentário:

Paulo Nunes disse...

Passados sei lá ... 25 anos? Até que enfim!!!! Muito bem!