In Público (15.1.2015)
Por Marisa Soares
[...] O Metropolitano de Lisboa vai leiloar o prédio que comprou há quase 20 anos na Rua Ivens, onde pretendia instalar o único elevador de acesso à superfície da estação Baixa-Chiado. Em alternativa, o ascensor deverá ser colocado nas Escadinhas do Espírito Santo, que ligam a Rua do Crucifixo à Rua Nova do Almada, uma solução “menos onerosa”, segundo a empresa. A estação Baixa-Chiado é uma das mais movimentadas e a mais profunda de toda a rede, localizada 45 metros abaixo da superfície. Nas duas saídas existem, no total, 12 lanços de escadas rolantes, que avariam com frequência durante longos períodos de tempo. Só em 2010, por exemplo, houve 144 avarias. [...] Agora, passados quase 20 anos — durante os quais o prédio esteve devoluto e com tapumes — a transportadora encontrou “uma solução alternativa” e “menos onerosa” noutro local, ao lado do edifício dos Armazéns do Chiado. “O ascensor da estação Baixa-Chiado será instalado nas Escadinhas do Espírito Santo que ligam a Rua do Crucifixo à Rua Nova do Almada”, esclarece, através da assessoria de imprensa, sem avançar uma data para a concretização. Tendo em conta esta decisão, a empresa vai vender o imóvel da Rua Ivens, através de um leilão electrónico. O objectivo é “salvaguardar a defesa do interesse público optimizando o património de que [o Metro] dispõe”, explica, em resposta por escrito. [...]»
...
Do interesse público será, também, que não conspurquem as escadinhas com uma caixa-mono...
3 comentários:
"Do interesse público será, também, que não conspurquem as escadinhas com uma caixa-mono..."
E como é que isso irá ser possível, Paulo?
Certamente que irão ter de destruir parte do belo alçado pétreo que acompanha as escadinhas e arruiná las de vez:
https://www.google.pt/maps/place/R.+Nova+do+Almada,+1200+Lisboa/@38.710465,-9.139483,3a,37.5y,65.59h,85.55t/data=!3m4!1e1!3m2!1szEFHIm113wzDMtglgp1PnQ!2e0!4m2!3m1!1s0xd1934793bb26247:0xdb5870bfb425dc05
Vão dar cabo de um dos poucos acesso - da zona sinistrada do chiado - que ficou relativamente bem e aprazível!
Já não basta o que fizeram no Cais das Colunas..?
AHAHAH!
UM elevador para andar conspurcado e avariado?
AHAHAHAH!
Suponho que para os iluminados do bota abaixo tasqueiro o elevador da costa do castelo não serve de exemplo. É preferível não se fazer nada então? É inadmissível que a Baixa Chiado ainda não tenha um elevador para pessoas de mobilidade reduzida.
Enviar um comentário