Exmos. Senhores
Nuno Caiado, Fernando Jorge e António Branco Almeida
Rececionamos e agradecemos o e-mail que nos dirigiu, que mereceu a melhor atenção.
Foi já desencadeada uma ação de manutenção com vista à melhoria do estado de conservação das janelas dos veículos. A Carris tem um plano de manutenção programada para os seus veículos. Por vezes ocorrem situações de avarias inesperadas que tentamos que sejam rapidamente solucionadas, de acordo com a disponibilidade da área de manutenção, a operar durante o período noturno. Lamentando o incómodo que esta situação possa causar aos nossos Clientes, pedimos desculpa por esta situação.
A Carris tem procurado divulgar todos os seus ascensores e elevador, enquanto meios de transporte e símbolos da Cidade de Lisboa. Este ano estamos a realizar intervenções de melhoria e manutenção no elevador de Santa Justa. Contudo, aproveitámos a semana do aniversário, para a realização de mais uma edição do outjazz assinalando assim os 110 anos deste icon Lisboeta.
Esperamos que num futuro próximo, a conjuntura financeira nos permita realizar uma comemoração mais ajustada à importância e significância deste equipamento. Sempre ao vosso dispor, apresentamos os melhores cumprimentos.
Agostinho Antunes
Gabinete do Provedor do Cliente
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Novo e-mail à CARRIS:
Exmos. Senhores
No seguimento da resposta que V.Exas nos fizeram chegar, relativamente ao nosso protesto pelo estado dos elevadores históricos de Lisboa, somos a solicitar que nos esclareçam sobre qual a "acção experimental" que decorreu no elevador da Glória e é referida no V/texto?
Por outro lado, e uma vez que o elevador da Bica esteve preservado quando foi coberto por uma película espelhada no âmbito de uma intervenção de arte urbana, sugerimos que a Carris promova, em articulação com a CML, um concurso de ideias com vista à criação de um esquema físico de protecção nas zonas de estacionamento dos elevadores, aliás à semelhança do que era feito há ... 100 anos. Mesmo que tal projecto seja oneroso de pôr em prática no presente, ficaria de reserva para tempos melhores.
Na expectativa, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos
Nuno Caiado, Paulo Ferrero e António Branco Almeida
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Resposta da CARRIS:
Exmos. Senhores
Nuno Caiado
Fernando Jorge
Luís Marques da Silva
Rececionamos e agradecemos o vosso e-mail.
Em primeiro lugar temos a lamentar que os nossos Ascensores se encontrem constantemente grafitados. De facto o vandalismo nos veículos é um problema que afeta a imagem da empresa junto dos nossos clientes, e que muito nos preocupa.
No entanto, as fotos que nos são enviadas não correspondem à situação atual. Na data de receção desta reclamação a situação era a seguinte:
- O ascensor da Glória tinha um veículo completamente limpo e o outro apresentava apenas um pequeno graffiti. Desde o início do mês de Junho este ascensor tem-se mantido quase sempre limpo de graffitis, graças a uma ação experimental que está em curso para minimização deste flagelo que são os graffitis;
- O ascensor do Lavra tinha os dois veículos completamente limpos com exceção das frentes que na realidade se encontravam grafitadas;
- O Ascensor da Bica não pode aqui ser considerado porque o mesmo encontra-se imobilizado para uma manutenção profunda, onde será feita uma pintura total das cabinas. Os reclamantes têm aqui um exemplo de que a Carris sempre teve um cuidado muito grande com a manutenção dos ascensores que, para além da manutenção diária a que são sujeitos, são ainda submetidos periodicamente a intervenções profundas como é o caso atual do ascensor da Bica e foi o caso do ascensor do Lavra no ano passado.
A Carris promove a limpeza imediata dos graffiti sempre que possível. Quando não é possível a sua remoção por limpeza é acionada uma ação de pintura. Infelizmente, como se pode constatar, logo após a limpeza/pintura, os veículos são novamente grafitados. Também já pedimos autorização às Autoridades Competentes para instalar sistemas de videovigilância nos locais de parqueamento dos veículos, com o objetivo de desincentivar o vandalismo. Aguardamos a devida autorização para instalação das câmaras de videovigilância.
Aproveitamos para informar que a Carris está completamente recetiva a novas ideias e sugestões que nos queiram apresentar para a resolução, ou minimização deste problema.
Sempre ao vosso dispor, apresentamos os melhores cumprimentos.
Lígia Querido
Gabinete do Provedor do Cliente
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Exmos. Senhores
Presidente da Câmara Municipal de Lisboa
Administradores da Carris
Direcção da Associação de Turismo de Lisboa
C.c. AML e Media
Vimos por este meio dar conta a V. Exas do nosso lamento e, estamos certos, de todos os lisboetas e visitantes que gostam desta cidade dos seus elevadores históricos, i.e.:
- ver que os Elevadores históricos de Lisboa - todos com o grau máximo de protecção patrimonial (Monumento Nacional) - se mostram cronicamente vandalizados e com frequentes sinais de manutenção insuficiente (um problema extensivo à rede de eléctricos clássicos);
- ver estes símbolos de Lisboa no estado em que se encontram em pleno mês das Festas de Lisboa - porque não ajudam na resolução deste problema as várias mega-empresas que exploram publicitariamente este periodo festivo da capital?
Pensamos que está na altura da CARRIS, CML e ATL, em conjunto, tentarem encontrar uma solução para este problema da nossa cidade.
Fazemos mais uma vez um apelo para que estes Monumentos Nacionais de Lisboa recebam o tratamento e o cuidado que merecem.
Na expectativa, apresentamos os nossos melhores cumprimentos
Nuno Caiado, Fernando Jorge e Luís Marques da Silva
6 comentários:
A única solução é a vigilância dos eléctricos durante a noite quando estes estão parados na estação(sede)
É durante esta altura que os vândalos actuam.
As obas estão assinadas. Os nomes são conhecidos e estão referenciados. A culpa não é da Carris, mas sim de um país de brandos costumes. A única solução é apanhar os vândalos e castigá-los de forma exemplar. Até lá, não vale a pena limpar, porque só se gasta dinheiro.
O sumo deste post é o seguinte. Enviaram e muito bem uma carta de protesto pelo estado dos eléctricos, mas na realidade estavam desactualizados... e os eléctricos até estavam limpos... O que também revela a falta de atenção de quem protesta.
Bem... para não falar de tempos mais remotos, eu andei, no início de Junho, no da Glória e apresentava-se limpo; mas já quanto ao da Bica, mais ou menos por essa mesma altura (antes de ter ficado encerrado para a tal intervenção profunda), estava absolutamente asqueroso, pelo que não é de ir na conversa "A Carris promove a limpeza IMEDIATA dos graffiti sempre que possível".
Para falar a verdade, e chegados ao ponto a que chegámos, a única solução que vejo é desmantelamento dos elevadores.
Pois se é de todo em todo impossível mantê-los livres do vandalismo e dos graffiti...
Ao contrário do que julga o autor do comentário das 8:25, o assunto não são os elétricos da carreira 12 nem da 15 nem da 18 nem da 25 nem mesmo da 28, mas sim os elevadores históricos de Lisboa.
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