13/02/2008

PCP propõe à Câmara de Lisboa estacionamentos para motas e bicicletas

In Público (13/2/2008)

«Os vereadores comunistas na Câmara de Lisboa vão propor hoje a criação de lugares de estacionamento para bicicletas e motas juntos aos interfaces dos transportes públicos e nos parques de estacionamento municipais a preços reduzidos.
Numa proposta que será discutida na reunião do executivo municipal, Ruben de Carvalho e Rita Magrinho defendem que as direcções municipais de planeamento urbano e de segurança e tráfego sejam incumbidas de criar "áreas de estacionamento apetrechadas e dedicadas ao parqueamento de veículos de duas rodas, junto aos interfaces modais de transportes, jardins e parques, equipamentos colectivos e principais pólos comerciais".

Os comunistas pretendem que os regulamentos dos parques municipais sejam alterados para "possibilitar a existência de locais de estacionamento para bicicletas, ciclomotores e motociclos nos parques de estacionamento a preços reduzidos".
O PCP propõe ainda que a EMEL disponibilize de forma experimental "nos parques subterrâneos espaços limitados, reservados ao parqueamento de veículos motorizados de duas rodas". Os vereadores comunistas consideram que a falta de estacionamento para motas e bicicletas demove "muitos potenciais utilizadores do uso destes meios de transporte, alternativos ao convencional automóvel". Lusa»

E propóe muito bem.

4 comentários:

Anónimo disse...

Preços reduzidos para bicicletas e motos ?????? Por favor uma visita imediata a Roma e Copenhaga....

Bicicletas, e motos de cilindragem inferior a 250 cc, não devem pagar um cêntimo......

JA

Anónimo disse...

Claramente era preciso destinar muitos lugares de estacionamento a motas e de forma gratuita. de forma gratuita porque os benefícios de circularem motas em vez de carros na cidade era infinitamente superior ao retorno destes parques pagos.

Para mim a situação passava por aplicar uma portagem à entrada da cidade de que as motas estivessem isentas.

postman disse...

Eu começava pela cidade Universitária de Lisboa. Os meninos estudantes, estarão em breve nas ruas a protestar contra um aumento das propinas, mas ir de carro para a Universidade ( dado pelos pais, combustivel pago pelos pais)isso é que não se pode perder. ostaria de ver neste Espaço de Cidadania, mais alertas sobre os estado deplorável em que a Alameda das Universidades se encontra como estacionamento dos Universitários em cima de espaços que deviam ser verdes. Já agora que se investigue os beneficios que o colégio Moderno teve nas ruas adjacentes.
E depois podemos passar para os lados da Universidade Católica.

Anónimo disse...

Eu pagava por um local vigiado e/ou fechado onde guardar a minha bicicleta...