06/07/2007

Venda de Património - Penha de França #2

O Comando da PSP está instalado nas instalações do antigo Convento da Penha de França (junto à Igreja da Penha de França) e terrenos contíguos e a alteração do seu uso tem de atender ao contexto da zona onde se integra:
- O convento faz parte da lista do inventário municipal.
- O espaço ocupado pelo comando tem algumas desvirtuações – barracões, antenas, caixas de ar condicionado, muro junto da rua Penha de França que poderão ser revistos/demolidos.
- A Rua Penha de França tem problemas de circulação (não se conseguem cruzar facilmente 2 autocarros em sentidos opostos), provocados pela largura da rua e pelo estacionamento desregrado.
- A freguesia tem enorme défice de parqueamento para os residentes, sentindo-se fortemente na Rua Penha de França que é estreita, e sem estacionamento disponível em grande parte do seu percurso.

A libertação do espaço ocupado pelo Comando da PSP pode permitir:

- O alargamento da Rua Penha de França na zona do muro, de forma a facilitar a circulação automóvel e pedonal (não passam duas pessoas lado a lado)
- A criação de estacionamento para os residentes (preferencialmente subterrâneo)
- A colocação de um equipamento desportivo - porque não um pequeno pavilhão desportivo (para o projecto da escola de futsal)
- A criação de um jardim (com concessão a restaurante/café) que aproveite e dinamize a área, que tem um vista agradável sobre Lisboa, e que não merece estar tapada por um muro e barracões inestéticos e em mau estado
- A reconversão do espaço do convento num serviço público (porque não a instalação da escola nº 68, que está bastante degradada?, ou um posto médico?)
- Requalificação do largo da Igreja e aproveitamento do miradouro (junto ao depósito de água)

Em anexo algumas fotos. Na foto "aérea" a vermelho o espaço ocupado pela PSP e a azul o convento da Penha de França (ocupado pela igreja e pelo Comando)

Ali bem perto existe um projecto muito interessante (a encosta da Penha de França) que ganhou o prémio de jovens arquitectos paisagistas, e que será dado a conhecer com mais detalhe, e que poderia funcionar como um complemento à valorização desta área. Os autores são Nuno Almeida e Lilia Coelho






1 comentário:

Anónimo disse...

Estou de acordo com o devolver este espaço à população, obviamente a penha de frança está carente de todo o investimento com 'cabeça'. (também gosto bastante do projecto/ideia para o parque na encosta)

Só um reparo, julgo que a solução em Lisboa tem de deixar de ser alargar ruas para deixar passar mais carros! chega de aceleras e poluição. o que é preciso é ordenar o estacionamento e deixar de ser complacente com as alarvidades que 'toda a gente' comete com as suas belas viaturas. Todas as grandes cidades, preocupadas com o transito , passaram a limitar ferozmente o trânsito nos seus centros o que serviu para devolver os mesmos às pessoas e controlar a poluição.