04/11/2008

Ministro defende vantagens da ampliação do terminal de contentores de Alcântara

O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, diz que os comboios que vêm de Cascais vão chegar a Lisboa não só pelo Cais Sodré, mas também por Sete Rios.

«Os comboios, que hoje atravessam a Avenida 24 de Julho, vão passar por um subterrâneo e os comboios que vêm de Cascais, além de continuarem a ir para o Cais do Sodré, vão passar a ir para Sete Rios», afirmou à margem da inauguração das Plataformas Sul e Sul Nascente do aeroporto da Portela, em Lisboa.

Mário Lino defendeu assim a ampliação do terminal de contentores de Alcântara, muito contestado pela oposição, garantindo que a área vai ser «desafogada» e vai criar o «mínimo impacto visual», com «grandes benefícios», como as ligações ferroviárias.

In Agência Financeira


Vivemos num país em que existe dinheiro para fazer uma autoestrada paralela a outra com o maior túnel da Europa que vai ser usada por cinco pessoas por semana mas não para fazer meia dúzia de metros de túnel ferroviário para ser usado por milhares de pessoas todos os dias sem termos de triplicar um terminal de contentores!

5 comentários:

Anónimo disse...

João Leonardo, o problema é que vivemos num país onde os governantes e amigos que estão em determinadas empresas, acham que podem pôr e dispor do espaço público e que as pessoas são estúpidas e têm que comer e calar.
Não podemos deixar que isto continue a acontecer. Temos que começar a fazer valer os nossos direitos e lutar por aquilo que queremos, sob pena de qualquer dia termos que pagar para andar a pé.

Luís Serpa disse...

A minha memória é, infelizmente, fraca. Mas não foi esse senhor Ministro que falou de um deserto, e demonstrou os seus conhecimentos de francês a respeito de um aeroporto? E depois o aeroporto acabou por ir lá para onde nunca devia ter ido, porque afinal parece que era melhor?

Se esse senhor Ministro diz uma coisa o contrário está, decerto, certo.

Anónimo disse...

Provavelmente alargam o caneiro de alcantara, e desta orma enfiam por ali a dentro os comboios.
No dia de cheias, serve de esgoto!

Anónimo disse...

A Administração do Porto de Lisboa organizou uma exposição dedicada ao projecto NovAlcântara, que está patente ao público até ao próximo dia 24 de Novembro, na Gare Marítima de Alcântara. A iniciativa visa dar a conhecer alguns aspectos menos visíveis e debatidos do projecto de expansão do terminal de contentores de Alcântara, bem como o seu alcance e impacto. De acordo com a Administração do Porto de Lisboa, a exposição “inscreve-se numa lógica de responsabilidade social e de respeito e preocupação de cooperação activa com os nossos parceiros, com a comunidade portuária e com a sociedade civil”. Até dia 9 de Novembro, a exposição abre às 10h00 e encerra às 18h00. De 10 a 24 de Novembro, a abertura é às 14h00 e encerramento às 18h00.

João Pedro disse...

Esse "maior túnel da Europa" não é o do Marão, pois não? É que se for, só posso concluir que não conhece aquela estrada nem o seu volume de tráfego.