In Público (11/11/2008)
«Arrumação de contentores será um dos aspectos a ser alvo de análise, através de um estudo encomendado pela Liscont, referiu no parlamento Nunes da Silva
O projecto NovAlcântara vai ser alvo de três estudos de impacte ambiental (EIA), relativos à ligação ferroviária, ao aprofundamento do cais e ao alargamento do terminal de contentores, anunciou ontem o ministro do Ambiente, Nunes Correia, citado pela agência Lusa.
Em declarações no Parlamento, o governante explicou que a Rede Ferroviária Nacional ficará encarregue da apresentação de um estudo de impacte ambiental sobre a ligação da Linha de Cascais à Linha de Cintura em túnel, enquanto a Liscont, a empresa do grupo Mota-Engil que detém a concessão do terminal portuário de Alcântara, deverá encomendar um estudo sobre a arrumação dos contentores. O terceiro estudo incidirá sobre o "aprofundamento do cais", referiu Nunes Correia, sem revelar qual a entidade que ficará responsável por ele.
O projecto NovAlcântara prevê não só o desnivelamento da linha ferroviária de Cascais e a sua ligação à Linha de Cintura, através da estação de Alcântara-Terra, como o polémico alargamento do terminal de contentores do porto de Lisboa, com um aumento da capacidade de 340 mil para 900 mil contentores por ano. Questionado sobre se estará nas suas mãos o futuro deste projecto, Correia respondeu que a decisão tanto poderá ser "aprovar como rejeitar", dependendo dos resultados dos estudos de impacte ambiental. O ministro lembrou que, segundo as estatísticas, 95 por cento dos EIA "são aprovados, mas com condições".
Sobre o avanço de obras na zona do terminal de Alcântara antes da aprovação dos estudos, o ministro esclareceu que algumas intervenções "são possíveis" por não estarem dependentes do estudo, como demolições. Na semana passada o vereador do Ambiente da Câmara de Lisboa, José Sá Fernandes, anunciou que a área dos estudos de impacte ambiental da ligação da Linha de Cascais à de Cintura e das obras no Porto de Lisboa vai ser alargada para abranger todo o Vale de Alcântara e respectivo sistema ecológico. "Nenhuma obra vai avançar sem que esteja concluída a avaliação de impacte ambiental.
A única coisa que avança sem isso, no caso do porto de Lisboa, é a demolição de dois edifícios vazios na frente do terminal", afirmou o autarca, acrescentando que serão feitas bacias de retenção de água ao longo do caneiro de Alcântara e uma linha paralela ao caneiro por onde possam ser escoadas as águas pluviais. Segundo Sá Fernandes, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil acompanhará os estudos e nenhuma obra avançará sem que esse trabalho esteja concluído.
Depois de reuniões com as entidades envolvidas nas obras ferroviárias e portuárias, o autarca disse também estar garantida "a criação de pelo menos quatro aberturas" entre os molhes de contentores, para evitar o surgimento de uma "muralha de aço" entre a cidade e o rio.»
He, he, he.
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2 comentários:
EIA jamais!
Atenção aos alunos de 12º Ano, a Universidade Independente abriu novas vagas para Engenheiro Arrumador de Contentores.
Este novo curso, integrado no programa das Novas Oportunidades está em grande expansão na área de Lisboa. A empresa Liscount do Grupo Mota Engil aceita estagiários com conhecimentos informaticos básicos, tipo Magalhães.
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