«Caros,
Apelo à vossa sensibilidade e bom gosto para denunciar (e acho que é tema para petição) a substituição que se está a fazer nas ruas de Lisboa das lâmpadas “alaranjadas” por lâmpadas LED Brancas. A tonalidade da luz branca é horrível, tipo cozinha. Isto está-se a fazer um pouco por toda a cidade, basta ir ao bairro da Bica e a algumas ruas do Bairro alto para presenciar essa luz. Imaginem todas as vistas das colinas com luzes LED brancas. A atmosfera da luz é muito mais do que a própria iluminação, não conheço nenhuma cidade europeia com luz branca. São estas ações silenciosas feitas por algum técnico com mau gosto, que mudam para sempre o ambiente desta cidade. Assim como o que estão a fazer aos passeios.
Ajam em conformidade.
Os meus cumprimentos,
Miguel Dória Nóbrega»
6 comentários:
Convem dizer que isto não é de todo uma ação de um "técnico de mau gosto", a utilização de LEDs está-se a espalhar por todo o mundo porque permitem reduzir pelo menos em 50% os custos da eletricidade com a iluminação pública.
De qualquer modo o que o autor diz não é muito diferente do que há 100 anos alguns diziam com a substitução da iluminação a gás (quente e "natural") pela iluminação elétrica (fria e artificial).
LED??? Sim!!! O ambiente agradece!
http://www.publico.pt/tecnologia/noticia/dos-receios-sobre-as-lampadas-led-1590698
o ambiente e não só. na zona onde moro em lisboa a iluminação pública é fraca e dissipada pelas árvores, dificultando muito o andar a pé à noite. uma pequena rua tem iluminação LED e a visibilidade é excelente. há sítios onde não vou por a iluminação ser deficiente, mas onde certamente iria se fosse melhor.
Sempre os ignorantes do costume. Fala-se numa coisa e eles aplaudem porque é moderno. É por isso que Lisboa está feita num oito. E que tal lerem antes de comentarem? critica-se a luz branca, tipo aquário, horrível que até faz doer dos dentes! Esses dois que comentaram aí em cima devem ter as mesmas luzes brancas em casa. É só ver pelas janelas como tanta gente vive com essa luz horrorosa dentro de casa. Fria, sem conforto e feia, como esta cidade e estes cidadãos.
O que os turistas vão ver são cidades antigas (as que estão preservadas com coisas de há 100 anos) que mantêm dentro do possivel a traça original.
Há outro ponto interessante: a alteração à iluminação da cidade ou a substituição da calçada portuguesa não deveria constar dos programas eleitorais? Não dveria ser a população da cidade a decidir sobre esses temas? Quel legitimou alguém a alterar para sempre a tipologia da cidade?
Os indigenas só serão permitidos como amostra para os turistas os verem passearem...
Enviar um comentário