18/11/2013

Documentação das demolições pelo Arquivo Fotografico de Lisboa


Exma. Senhora Vereadora da Cultura
Dra. Catarina Vaz Pinto


O Fórum Cidadania Lx tem vindo a observar, com activa indignação, a sistemática demolição de edifícios-património um pouco por toda a capital.

É de facto um cenário preocupante que nos faz recordar as nefastas décadas de 60 e 80 do século passado.

A este propósito, daqui solicitamos a V. Exa. que nos informe se o Pelouro da Cultura deu instruções ao Arquivo Municipal Fotográfico por forma a serem fotografados os vários prédios do séc. XIX / início XX que vêm sendo demolidos um pouco por toda a cidade, embora com maior intensidade em zonas como Avenidas Novas, Campo de Ourique, Lapa, Bairro Andrade.

Considerando que sempre foi uma das missões do Arquivo Fotográfico da CML fotografar as mudanças da capital, tanto as boas como as más, e que é essencial para que as futuras gerações possam avaliar a cidade que vai sendo construída, somos da opinião que o Pelouro da Cultura não se deve demitir dessa responsabilidade, antes deve promover o levantamento dos prédios em vias de demolição.

Haverá algum canal de comunicação já estabelecido para o efeito entre o Pelouro que V. Exa. tutela e o Pelouro do Urbanismo, que vai decidindo o que é preservado ou demolido em Lisboa?

Estamos certos que concordará que a destruição do património arquitectónico de Lisboa deve ser bem documentada e que toda esta perda de bens culturais possa ao menos enriquecer o espólio do nosso Arquivo Fotográfico, ainda que apenas documental.

Por último, é de sublinhar a importância de fotografar também os interiores dos imóveis condenados à demolição porque Lisboa é feita de interiores diversos e variados, pelo que não pode ser reduzida a uma foto de fachada.

Gratos pela atenção, somos com os melhores cumprimentos


Bernardo Ferreira de Carvalho, Fernando Jorge e Luís Marques da Silva

Sem comentários: