01/07/2009

E-Pólen

Alameda Keil do Amaral
A área de estadia da Alameda Keil do Amaral, foi intervencionada, tendo sido recuperados e/ou beneficiados os pavimentos. Este espaço foi igualmente dotado de instalações sanitárias - junto à zona "No ar e sobre rodas" - construídas através de uma parceria com a Delta Cafés, no âmbito do festival Delta Tejo, abrindo ao público no dia 1 de Julho.

Parque Recreativo dos Moinhos de Santana
Procedeu-se à recuperação do ringue (pinturas, substituição de madeiras, recuperação de vedações) tendo sido reaberto em perfeitas condições de utilização.

Parque Recreativo do Alto da Serafina
Desde a sua reabertura ao público, o Parque Recreativo do Alto da Serafina tem tido uma utilização muito intensa, levando a CML a realizar intervenções permanentes de modo a garantir condições de utilização correctas.
Como tal, procedeu-se à remodelação das instalações sanitárias femininas na portaria da entrada do Parque que se apresentavam muito degradadas.
Os trabalhos agora efectuados englobaram a substituição da rede eléctrica, da rede de esgotos, de todas as canalizações, substituição de azulejos, pavimento e loiças sa! nitárias.
Durante o mês de Junho, procedeu-se igualmente à recuperação das madeiras em toda a zona envolvente ao parque infantil e zona de merendas neste Parque, tendo sido reaberto em perfeitas condições de utilização.

Quinta da Paz
Encontra-se em fase de adjudicação a prestação de serviços para a limpeza do jardim da Quinta da Nossa Sr.ª da Paz, prevendo-se o início dos trabalhos na primeira quinzena do mês de Julho.
Este espaço e respectivas estruturas encontram-se em avançado estado de degradação. O conjunto é constituído por um jardim formal de sebe talhada com roseiras e relvado, e por uma zona de mata com vegetação herbácea espontânea, arbustos e árvores. Dispersas por toda a área existem ainda zonas de estadia, constituídas por estruturas de madeira e betão, um campo de jogos, parque inf! antil e elementos de água.
Pretende-se com esta intervenção proceder à limpeza de todo a área que deverá incluir a desmatação, podas e abates da vegetação arbórea e arbustiva, limpeza de pavimentos, remoção do equipamento do parque infantil e outras estruturas existentes no local.

Arvoredo
Terminou agora mais uma época de plantação de arvoredo em caldeira, num total de mais de 809 árvores, das quais se destacam: 136 Celtis australis, 76 Tilias spp, 66 Prunus cerasifera pissardii, 63 Pyrus calleriana, 49 Platanus spp, 38 Robinia pseudocacacia, 36 Cercis siliquastrum e 33 Jacaranda mimosifolia.
Trata-se de um grande investimento do município que assim pretende assegurar uma boa qualidade do ambiente urbano, através da melhoria da qualidade do ar, da paisagem urbana, do conforto climático, do ciclo da água, introduzindo biodiversidade na cidade. Estas plantações respo! ndem às solicitações de uma grande parte da população da cidade que reclama uma maior área verde.

Corte de Infestantes no Parque Florestal de Monsanto
Têm sido efectuados vários trabalhos de limpeza e manutenção do Parque Florestal de Monsanto: junto à A5, lateral a toda a Pista da Pedreira Preta, foi feito um corte de infestantes e limpeza da linha de água; no Alto da Serra para além do corte de infestantes foi feita a remoção de eucaliptos secos.
Ainda em execução está o corte de infestantes na encosta Norte de Montes Claros a e abertura do campo visual do seu Miradouro.

ENCERRAMENTO DO ÚLTIMO CEMITÉRIO PAROQUIAL DE LISBOA

Concluiu-se em 22 de Junho o encerramento definitivo do último Cemitério Paroquial existente na Cidade de Lisboa, com a trasladação dos restos mortais aí inumados.
Nos termos do Edital nº 14/2009, do antigo Cemitério Paroquial de S. Bartolomeu da Charneca, já desactivado em 1959, foram retiradas as 115 sepulturas identificadas, sendo os correspondentes restos mortais devidamente identificados e trasladados para o Cemitério do Lumiar.
Este trabalho decorreu durante aproximadamente um mês, sendo realizado com assinalável eficiência e discrição por parte dos funcionários da CML.
Será preservada a memória do local, transformando este espaço num jardim integrado na área verde envolvente, sendo mantido no local alguma simbologia e as pedras do Jazigo com maior valor patrimonial que a&i! acute; existia.
Com a mesma intenção, nos termos do Protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Lisboa, a Junta de Freguesia da Charneca e Paróquia de S. Bartolomeu da Charneca, em parte deste espaço estão já em construção um edifício para duas novas salas mortuárias, utilizando como acesso a porta de entrada do Cemitério e estando apoiado visualmente nos seus muros.

11 comentários:

Xico205 disse...

Alameda Keil do Amaral já não se chama assim! O Santana foi por um nome a uma rua que já existia em Marvila!!!! É ilegal haver o mesmo nome para duas ruas na mesma localidade.

Anónimo disse...

Muito bem feito pela CML. Apoiado.

Jaxbhal disse...

As insignificâncias ou obras ainda não feitas de que eles se gabam!

Vejam-se só os seguintes exemplos:

"Procedeu-se à recuperação do ringue (pinturas, substituição de madeiras, recuperação de vedações) tendo sido reaberto em perfeitas condições de utilização".

"Encontra-se em fase de adjudicação a prestação de serviços para a limpeza do jardim da Quinta da Nossa Sr.ª da Paz".

"Têm sido efectuados vários trabalhos de limpeza e manutenção do Parque Florestal de Monsanto: junto à A5, lateral a toda a Pista da Pedreira Preta, foi feito um corte de infestantes e limpeza da linha de água".

Aquela gente, e designadamente o Zé, que é do pelouto destas irrelevâncias, não se enxerga?

Jaxbahl disse...

(pelouro, obviamente, erro decorrente de o 't' estar junto ao 'r')

Anónimo disse...

Propaganda?

Aqui?

Unknown disse...

São boas noticias mas o parque florestal de monsanto está, na sua maioria ao abandonado e sujo. safam-se ,mal, as zonas do Keil do Amaral e zonas vedadas como Alvito e parque da Serafina.Basta conhecer um pouco o parque para saber que é assim. As casas de banho foram construidas pala Delta em troca de 2 deltatejo, ou seja , foi o barato que saiu caro.

Anónimo disse...

"Têm sido efectuados vários trabalhos de limpeza e manutenção do Parque Florestal de Monsanto"

Mas isto não é da mais estrita obrigação?

Anónimo disse...

esta é, sem dúvida, a pior direcção do parque desde os tempos de Abcassis.Não tem obra, é autista, só quer implantar coisas que prejudicam o parque e não resolveu qualquer problema.

A.lourenço disse...

Melhor seria que a empresa que mantem o parque Florestal de Monsanto nada fizesse. Realmente a manutenção do parque é cara e deixa muito a desejar sendo bem mantidas apenas algumas partes.Nota-se uma grande falta de limpeza e raramente se vê a renovação de materiais desgastados ou degradados. O que devia ser falado era dos grandes projectos previstos como o panorâmico de Monsanto , a estação REN, entre outros em estudo,
ou de problemas eternamente adiados como o Campo de tiro, o trânsito ou os impactos negativos de eventos com o Delta Tejo, por exemplo. O saldo é muito negativo.

Anónimo disse...

finalmente arranjam a Quinta da paz!

Anónimo disse...

Finalmente arranjam a Quinta da Paz? Eh Eh, apenas dizem que se encontra EM FASE DE ADJUDICAÇÃO a prestação de serviços.

EM FASE DE ADJUDICAÇÃO quer dizer que ainda não foi concluida a ADJUDICAÇÂO, isto é, ainda nem se sabe que empresa se irá encarregar do caso.

Mas quem entender que o problema já está resolvido e é como se a Quinta da Paz já estivesse a ser limpa, é lá com quem achar...