24/07/2009

Vergonha! (parte 2)

FOI APROVADO COM OS 3 VOTOS DE "LISBOA COM CARMONA"



Ou seja, na hora da despedida, CR volta ao seu melhor, dando o dito por não dito (votou contra da primeira vez) e deixando como herança para Lisboa mais esta porno-chachada de o tamanho de três prédios travestidos, em plena zona nobre da cidade, projecto digno da mais pura das diatribes da sua ex-vereadora Seara. VÃO EMBORA! LISBOA ESTÁ FARTA DE VOCÊS! VÃO E NÃO REGRESSEM!


A coisa (leia-se a operação "travesti" de 3 edifícios da Rua Rosa Ara+ujo em hotel) já tinha sido tratada aqui, aquando da votação e do CHUMBO em reunião de CML de Janeiro deste ano.

Mas nestas coisas de urbanismo e de Lisboa, o que chumba sempre volta até ... passar. O promotor pediu a reapreciação da coisa, e eis que a coisa voltou. A estrutura consultiva do PDM diz que não discute questões de gosto, nem de inserção na malha urbana daquele bairro. Ou seja, não se mete em nada.

Pelo que os serviços reagendaram a mesma proposta para esta 4ªF, para reapreciação de uma coisa já chumbada. Só porque o promotor pediu?? Isto é assim?

18 comentários:

Anónimo disse...

Não vejo o que possa haver de estranho.
Não estamos no fim do mandato pois há projectos que são apreciados no final de mandatos! São os mais lucrativos e como os crimes prescrevem ao fim de uns anos, basta dar uams massas ao partido para termos a seita a defender-nos.

Anónimo disse...

Ainda bem que a estrutura não age (não acredito que não discuta) sobre questões de gosto e de inserção na malha urbana (que neste contexto trata apenas de uma preferência moral pela homogeneidade e mais nada, o que pode ser licitamente contestado).
Lamentável é a manutenção das fachadas, a expressão do fachadismo que vem crescendo desde meados de oitenta, sem que se lhes preserve a dignidade de serem a expressão de um determinado conteúdo, de uma determinada época, de um determinado gosto e modo de fazer. Nada nem ninguém ganha, perde-se a oportunidade de preservar um exemplo algo interessante da nossa arquitectura e perde-se a oportunidade de construir uma obra de valor contemporânea, um edifício que valesse a pena restaurar daqui a cem anos.
Só me tranquiliza mesmo o facto de a estrutura consultiva AINDA não agir sobre questões de gosto, até porque havria fortes probabilidades de ela gostar mais deste exemplo do que eu. Respeite-se o autor e arranquemos um cabelo por cada vez que contribuimos para a instauração deste gosto. Activa ou passivamente.
António

Anónimo disse...

Só consigo dizer: venham outros e rapidamente, nem que seja outra vez o Santana Lopes.

Kingshwo disse...

Mas, a avaliar pela imagem, a coisa ficou bem bonita. Na Albânia do Enver Hoxha é que pareceria um abrigo anti-aéreo, mas como nós cá não temos disso, não há possibilidade de confusão.

Julio Amorim disse...

Qualquer demolição é preferível e mais honesta que porcarias destas....

Anónimo disse...

Um HORROR de projecto, que desvalorizará Lisboa, até do ponto de vista económico, prejudicando o Turismo.
Isto só será rentável para o promotor imobiliário e talvez para uma ou duas pessoas.
Ao que chegaram esses arquitectos verdadeiros criados para todo o serviço dos especuladores.

Isto não pode continuar.

Martim disse...

COMO É QUE UM ARQUITECTO FAZ UM HORROR DESTES?

ONDE TÊM A CABEÇA?

QUEREM DESTRUIR TODO O POUCO PATRIMÓNIO QUE AINDA RESTA EM LISBOA?

Anónimo disse...

Mais um atentado arquitectónico. até parece que Lisboa não os tem :( Mas o que vai na cabeça desses arquitecticos? Não haverá por aí uma carta que salvaguarde este lindo patromónio?

Salvador, disse...

Projecto "capeline"

Jose S. Clara disse...

É bonito!... Devia era ter mais um par de pisos em cima... E o CR é bom rapaz, só os burros é que não mudam de opinião...

Anónimo disse...

Não percebo o vosso problema não vejo promiscuidade nenhuma e as ligações ao PS são somente por via do filho, não podemos mesturara as coisas. Não existe favorecimento nenhum o prédio é moderno porque estamos na epoca moderna.
O projecto é de um artista portuguÊs não é como o Santana que faz encomendas a gajos que não conhecemos de lado nenhum e ainda temos que pagar em dolares.
Ficamos melhor com o Costa pois tem visão arquitectónica com elavado sentido estetico e terá ao seu lado o Salgado e a Roseta que são ambos arquitectos. E também não são do PS portanto deixem-se de incinuações.

Salvador, disse...

O problema é mesmo esse:
é que o prédio não é moderno. É antigo.
E agora ficou... um travesti!

Julio Amorim disse...

Quem votou nesta porcaria é inimigo de Lisboa....(além de ser um grande parolo)!

Anónimo disse...

Mas foi só o CR que votou a favor?
Quais foram os outros votos a favor?

Paulo Ferrero disse...

Os outros que votaram a favor foram os vereadores do PS, que já o tinham feito da outra vez.

Luís Alexandre disse...

E o JSF e a Helena Roseta? De que lado estiveram desta vez?

Ai - a - Tola disse...

O JSF e a Helena Roseta que clarifiquem qual é a sua posição sobre este atentado!
Ou têm receio de o fazer?

Anónimo disse...

O encerramento às 2h dos bares do Bairro Alto, em Lisboa, provocou perto de 400 despedimentos e uma quebra de 70% no volume de negócios destes espaços. O levantamento foi feito pela Associação de Comerciantes do Bairro Alto que está actualmente em negociações com a Câmara para voltar a alargar os horários de funcionamento.

A primeira vez que as duas partes se sentaram à mesa foi em Janeiro, a pedido dos comerciantes do Bairro Alto. A reunião foi solicitada logo em Outubro, mas a Câmara só marcou o encontro em Janeiro. Nessa altura, a associação apresentou uma nova proposta de horários: no Verão (entre 15 de Junho e 15 de Setembro), os bares abririam até às 3h todos os dias. No Inverno, até às 2h, excepto às sextas e sábados, que estariam abertos até às 4h (o horário antigo), mas, a partir das 2h, as portas seriam fechadas e as pessoas concentradas no interior dos bares.

A Câmara concordou em analisar a proposta e marcou uma nova reunião para Maio, para se avaliar o impacto da redução de horário de funcionamento. Essa reunião foi sucessivamente adiada até à passada terça-feira. António Costa comprometeu-se a dar uma resposta numa outra reunião, agendada para hoje. Contactada pelo Diário Económico, fonte oficial da Câmara Municipal de Lisboa confirmou a existência de negociações sobre eventuais ajustamentos aos horários de encerramento dos bares.

Quase 400 desempregados desde a decisão da Câmara

A medida de redução dos horários dos bares das 4h para as 2h - apoiada pelos moradores, mas fortemente contestada pelos comerciantes -, foi decidida pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, em Outubro do ano passado. Na altura, o autarca de Lisboa justificou-a com a necessidade de devolver qualidade de vida aos moradores. Mas para João Gonzalez, presidente da assembleia-geral da Associação de Comerciantes do Bairro Alto, esta medida resultou em perda de qualidade de vida para quem lá mora "porque a maioria das pessoas que habita do Bairro Alto também tem o seu negócio ali ou trabalha nesses negócios. A partir do momento em que os proprietários se vêem obrigados a despedir, essas pessoas são as primeiras a ser prejudicadas".

Desde Outubro até Junho, diz João Gonzalez, perto de 400 pessoas perderam o emprego. Segundo a Agência Lusa, os novos horários de fecho dos bares no Bairro Alto estão a direccionar os clientes para o Bairro de Santos.

A Associação teme que, com a coligação de António Costa com Helena Roseta para a Câmara, o Executivo volte atrás e fique indisponível para considerar a proposta da Associação, uma vez que a Costa pode ficar numa posição mais confortável no que respeita à contagem de votos.