16/07/2009

PETIÇÃO "PARQUE URBANO CARNIDE-TELHEIRAS"

Solicitaram-me para divulgar a seguinte petição, o que faço com muito gosto após préviamente a ter assinado

Destinatário: Câmara Municipal de Lisboa

Caros vizinhos e concidadãos, foi com enorme preocupação que li a notícia da página 24 do Expresso do passado dia 04/Abril/2009.
O Estado Português, que deveria cuidar do bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos, está a pressionar a C.M.Lisboa para alterar o PDM, de forma a que o terreno junto ao Lar Maria Droste, frente ás Torres de Lisboa e à 2ª Circular, adquira capacidade construtiva.
É do conhecimento público que, nos últimos anos, este terreno foi à praça por várias vezes, mas a licitação ficou sempre deserta porque o valor base de €45 milhões era totalmente desajustado em função das possibilidades de construção.
Porém, se o PDM for alterado para possibilitar a construção de edifícios com utilização mista (habitação e escritórios), apesar da crise e da actual conjuntura, este terreno com cerca de 6 hectares, passará a ser muito apetecível para o sector imobiliário.
No actual PDM, este terreno destina-se instalação de equipamento colectivos que já não serão construídos, pois tratava-se das sedes da RTP e RDP, que entretanto passaram para a antiga sede da Parque-Expo na Av. Marechal Gomes da Costa.
De acordo com a actual proposta de revisão do PDM, este terreno estaria destinado à fruição pela população, ou seja, área verde de recreio e lazer, mas segundo a referida notícia do Expresso, o Governo, pela mão do Secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, Carlos Costa Pina, está a pressionar a C.M.L. para que esta proposta de alteração não seja aprovada.
Para que este terreno se transforme num espaço verde e de lazer para usufruto não só da população de Carnide e Telheiras, mas de toda a Cidade de Lisboa, proponho a constituição de uma associação para a construção do Parque de Carnide-Telheiras.
É um acto de cidadania e dever cívico impedirmos que este espaço público, portanto de todos nós, se transforme numa selva de betão.Para tal é fundamental a colaboração e participação de todos.
Telefone, envie um e-mail, PARTICIPE.
Os Peticionários

6 comentários:

Anónimo disse...

apoiado! totalmente!

telheiras transformou-se numa replica da linha de sintra, mas dentro de lisboa.

querem congestionar ainda mais a segunda circular e telheiras?

é urgente um parque urbano para telheiras, carnide, luz, laranjeiras!

esta iniciativa merece divulgação!

P Figueiredo disse...

Em Carnide há pelo menos uma meia dúzia de possíveis localizações com melhores atributos para a implantação de um parque que a área apontada no vosso post, marginal à segunda circular e, como tal, muito condicionada em termos ambientais.
Mais, acresce que sendo Telheiras um bairro já com vida própria e alguma diversidade de funções, não seria de todo despropositado beneficiar das infra-estruturas já existentes contemplando a criação de um novo equipamento (eventualmente terciário).
A construção - por si só - não é um mal a evitar e aqui, não creio que o seja de todo.

Anónimo disse...

OS LISBOETAS USAM OS ESPAÇOS VERDES?

o problema é que nao faltam espaços verdes, mas estao sempre desertos. Sera que vale a pena fazer mais um?

Espero que sim..

Anónimo disse...

Façam é uma praia e deixem-se dessas coisas dos espaços não sei quê.

Xico205 disse...

P Figueiredo, existem bandas sonoroas e visuais que separam a 2a circular das construções. Nesse local concreto actualmente ocupado por um stand de tractores e auto-caravanas não existe, mas se fizerem o parque provavelmente vai existir.

A unica urbanização que não tem direito a bandas sonoras é a Quinta da Calçada, provavelmente por ser um bairro social e a camara considerar que são municipes de segunda, quando do outro lado da via rápida, Telheiras tem bandas sonoras!

Anónimo disse...

Residente em Telheiras:
Concordo com um espaço verde para Telheiras e Carnide, uma vez que todos os projectos desses espaços se transformam em betão (qual deles o mais alto...), utilizem esse terreno de Maria Droste para o lazer como desportivo necessitamos por exemplo de uma piscina, um campo de futebol ou corte ténis ou mais importante um infantário em conjunto com pré primaria.
Já chegaaaa.... precisamos de ar puro mesmo estando junto da 2ª Circular, as próprias árvores fazem o seu trabalho, não é assim Sr. Presidente da Câmara de Lisboa????