27/07/2009

Roteiro da Ciência e da Técnica em Lisboa


O Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva acaba de comemorar 10 anos e, para assinalar a data, editou um roteiro, convidando a um deambular por Lisboa, à descoberta da Ciência e da Tecnologia.

São 14 propostas, para um olhar diferente sobre a cidade, sugerindo-se percursos a pé, para residentes e forasteiros. Sabe onde fica o Meridiano Zero da capital, que durante muito tempo marcou a Hora Oficial do país? Ou que a Calçada Portuguesa tem 5 frisos e 11 padrões, sendo matematicamente possível ir até aos 7 frisos e 17 padrões, havendo projectos para criar os que faltam? Ou que o Estuário do Tejo é o maior da Europa e alberga flamingos, enquanto os Jacarandás são árvores exóticas vindas da América do Sul?

Estas perguntas, bem como outras sobre a Baixa Pombalina, os Eléctricos, os Chafarizes, a Esfera Armilar, os Relógios de Sol, o Grande Aterro, o Lioz, os Elevadores ou a Hora Legal poderão ser respondidas, sempre com base científica, neste Roteiro do Pavilhão do Conhecimento. Até a Luz de Lisboa, essa realidade tão subjectiva de que todos falam, está aqui explicada cientificamente.
O Pavilhão do Conhecimento pretende editar mais Roteiros (em versões portuguesa e inglesa), dedicados agora aos Locais do Conhecimento, aos Sabores da Cidade, às Pedras e Colinas. Sempre vendo Lisboa de forma diferente do habitual, com os olhos da Técnica e da Ciência.

1 comentário:

HOMOSAPIENS disse...

Caro senhor Oliveira,
Um grande obrigado por este post muitíssimo interessante.