28/07/2009

PARTE DA FACHADA DE UM PRÉDIO RUIU EM LISBOA

RTP
28-07-2009
08:42
Os técnicos de reabilitação urbana voltam hoje a visitar o prédio cujas varandas ameaçam ruir.
.
Parte da fachada de um prédio ruiu parcialmente, esta noite, no bairro de Campo de Ourique, em Lisboa. Apesar da situação os Sapadores Bombeiros e os Serviços de Engenharia da Câmara Municipal de Lisboa, que estiveram no local para avaliar a situação, concluíram que não era necessário retirar os residentes do prédio.
Apenas pedaços pertencentes a algumas varandas de um prédio na Rua Coelho da Rocha, em Campo de Ourique, se soltaram, mas não afectaram a integridade estrutural do edifício pelo que as autoridades entenderam não haver necessidade de evacuação do edifício.
Mesmo assim as autoridades decidiram escorar, ainda durante a noite, as zonas mais frágeis da fachada enquanto elementos dos bombeiros sapadores de Lisboa, da polícia municipal e da protecção civil, que estiveram no local, estão a analisar a situação de forma a que seja encontrada uma solução
De acordo com a polícia municipal, a Rua Coelho da Rocha, que é de sentido único, esteve cortada nos 20/30 metros da zona envolvida e, por isso, interdita ao trânsito.
Quanto às causas mais prováveis para a possibilidade de derrocada do número 43 daquela rua, recorde-se que é um prédio de sete andares, têm a ver com o mau estado de conservação do edifício.
Reabilitação Urbana visita o prédio
Para hoje está prevista a visita ao local de elementos da direcção Municipal de Reabilitação Urbana onde irão efectuar uma vistoria mais detalhada ao prédio e, em particular, às varandas do edifício.
Os técnicos da direcção municipal de Reabilitação Urbana estiveram no local até cerca das 00.30 horas tendo chegado à conclusão que não havia risco de derrocada verificando-se apenas que nas varandas existiam vários elementos de desagregação, como o estuque do prédio que está em mau estado e o ferro das estruturas oxidado.
Para já a conclusão dos responsáveis vai no sentido de que as varandas do prédio não estão em risco de ruir, mas alguns bocados podem cair na via pública pelo que foi feito um perímetro de segurança apenas na zona do prédio.

10 comentários:

Lesma Morta disse...

Caro Luis. Se o resultado da visita da reabilitação urbana for o mesmo que do meu prédio bem podem esperar.

Arq. Luís Marques da silva disse...

Eh, eh, eh
E o FMS ainda não viu este post... Quando vir, vai tornar a pedir-te o recibo da renda...

Anónimo disse...

e com muita razão.

FACHADA DECEPCIONADA disse...

Pena o Antonio Costa não ter passado por ali.LOOOOL

Anónimo disse...

realmente é pena, bem visto.

Filipe Melo Sousa disse...

Caro Sr. Lesma, aplicando o seu princípio segundo o qual isso "não vem ao caso", cá estou eu, como sempre para denunciar as suas incongruências. Andava a queixar-se que eu Filipe maldoso andava a devassar a sua vida privada e que nunca falava da sua casa. O que acabou de fazer agora? Utilizou este blog para mais uma vez expor a sua situação.

Para quem não conhece a história, o sr lesma quer obras à borlix numa casa onde paga tuta e meia na melhor zona na cidade, tirando proveito das rendas baixas. Explorando abusivamente os contribuintes portugueses para seu proveito.

O meu amigo vem aqui queixar-se que o seu proprietário (o estado, ou seja, os contribuintes) lhe presta um mau serviço. Só uma pequena pergunta:

quanto paga???? diga da uma vez. não seja cobarde

Anónimo disse...

O Estado não devia ter mais casas para além da habitação social.

Luís Alexandre disse...

O que se discutia mesmo neste post ????

Xico205 disse...

Que isto voltou-se a repetir, mais uma v ez em Campo de Ourique:

http://www.youtube.com/watch?v=sGlcPw0qmxw&feature=related



Mas desta vez não houve desalojados.

10 disse...

Bom, queria só chegar ao comentário 10, bom esta feito,LOOOL.