16/07/2009

Metro

Autarquia e Governo discutem extensão do Metro até Loures

A Câmara Municipal de Loures e a Secretaria de Estado dos Transportes estão a negociar a chegada do metro subterrâneo ao concelho existindo duas propostas para o prolongamento da linha amarela e vermelha, adiantou hoje a autarquia.
Em declarações à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Loures, Carlos Teixeira, explicou que esteve reunido na passada segunda-feira com a Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, onde foi discutido a extensão da linha vermelha até Sacavém e da linha amarela de Odivelas até ao Infantado (Loures).

“Já há algum tempo que temos vindo a reunir-nos e a discutir este dossiê”, revelou o autarca que lembrou que “o metro é já uma reivindicação antiga dos habitantes de Loures”.

A Lusa tentou contactar a Secretaria de Estado e dos Transportes mas tal não foi possível até ao momento.

A Câmara Municipal de Loures, Secretaria de Estado dos Transportes e Metropolitano de Lisboa irão promover esta sexta-feira uma conferência de imprensa onde serão dados mais pormenores e os prazos para a conclusão da obra.

In Diário Digital


O Plano de Expansão do Metro de Lisboa ao concelho de Loures, nomeadamente o prolongamento da Linha Amarela à cidade de Loures e da linha Vermelha à cidade de Sacavém, é apresentado amanhã, sexta-feira, dia 17 de Julho, às 15h00, no Palácio Marqueses da Praia e Monforte, em Loures.

In Odivelas on-line

9 comentários:

Anónimo disse...

ISTO SO FOMENTA QUE AS PESSOAS SAIAM DA CAPITAL,VISTO QUE NOS ARREDORES VIVAM MAIS BARATO E ESTAO A 10 MIN DE LISBAO DE METRO..

Anónimo disse...

Autoridade Metropolitana de Transportes? Não há? Não serve para nada? Estará em regime de instalação à velocidade do caracol? Quanto custará ao erário público uma coisa que não existe?

PAFS disse...

"Cidade de Sacavém"...?
Por favor!
E já agora, quem é que me explica como é que o metro chega a Sacavém quando a última estação em projecto se localizará no aeroporto?

Xico205 disse...

Vai haver um ramal na linha vermelha a seguir a Moscavide. Sim Sacavém é uma cidade, tem todas as condições necessárias para ser cidade. E já houve referendo para se tornar concelho, mas as freguesias da Portela e Moscavide votaram contra, e como s~~ao freguesia interiores foi suficiente para não se conseguir avançar com esse novo município. Assim sendo, apenas Odivelas se desmembrou de Loures e a freguesia de Santo António dos Cavaleiros que votou contra, continuou a fazer parte do concelho de Loures, uma vez que iria sempre ser uma freguesia de fronteira entre os dois concelhos.


O metro de Lisboa continua a crescer duma forma estupida sem rumo!

Em vez de prolongarem a linha amarela para o Chapim, Ramada, Arroja e Famões, que são sitios com alta densidade populacional e de maus acessos rodoviarios, vão espandir para o Infantado que é optimo em acessos rodoviários! Mas já que vai para Loures, que façam em viaduto, porque aquele subsolo consegue ter mais água que o T. do Paço.

Propunha uma quinta linha a ligar o terceiro cais de Alvalade (desactivado) com as seguintes estações: Alta de Lisboa Sul, Alta de Lisboa Centro, Alta de Lisboa Norte, Bº Angola, Fetais, Bogalheira, Frielas, Cidade Nova.

E para o Infantado quanto muito espandiam a linha vermelha a seguir a Sacavem com paragens no centro de Camarate, Apelação, Infantado e centro de Loures.

A expansão da linha Azul para a Reboleira é outra barbaridade, quando a referida linha já se cruza com a de Sintra nos Restauradores e Sete Rios! Deveria sim expandir-se para a Brandoa e Casal de S. Brás numa primeira fase e mais tarde a Casal de Cambra e Caneças.

Anónimo disse...

e que tal metros ligeiros de superficie nos arredores e expandir mas é o metro dentro da cidade de lisboa, porque o primeiro anónimo tem toda a razão.

Lesma Morta disse...

Nunca entendi porque diabo o metro nunca alcançou o aeroporto.

Anónimo disse...

está em contrução a extensão da linha vermelha da estação do oriente para o aeroporto.

basta passar por lá.

Anónimo disse...

E a parte ocidental da cidade? Até parece que Lisboa termina no Cais do Sodré.
O 1º anónimo e o anónimo das 9:24 têm toda a razão.

Xico205 disse...

Anónimo disse...
e que tal metros ligeiros de superficie nos arredores e expandir mas é o metro dentro da cidade de lisboa, porque o primeiro anónimo tem toda a razão.

9:24 AM



Ninguem nos disse que o prolongamento ao Infantado vai ser subterrâneo. Até porque a Varzea de Loures pouco falta para ser um pântano!

Quanto a Sacavem é impossivel ser à superficie. Por falta de espaço, muito desordenamento do território e declives.