31/07/2009

Pagamentos a Frank Gehry sob investigação

Câmara: EPUL pagou 2,2 milhões de euros ao arquitecto canadiano
.
O Departamento de Investigação e Acção Penal, (DIAP) coordenado pela procuradora Maria José Morgado , tem em curso uma averiguação preventiva aos pagamentos da EPUL – Empresa Pública de Urbanização de Lisboa, a Frank Gehry, o arquitecto canadiano contratado pelo então presidente da Câmara, Pedro Santana Lopes, para elaborar o projecto de requalificação do Parque Mayer, em 2003. Por este projecto a EPUL pagou a Frank Gehry 2,2 milhões de euros, dos quais cerca de 300 mil euros dizem respeito a despesas. Os investigadores estão a avaliar se através destes pagamentos foram atribuídas comissões ilegais.
.
O projecto de requalificação do Parque Mayer surgiu em 2003, quando Pedro Santana Lopes era presidente da Câmara de Lisboa. Em Janeiro de 2003, após uma reunião com o autarca, Frank Gehry, um conceituado arquitecto, disse que o “Parque Mayer é mágico"
31 Julho 2009 - 01h07
in"CM"

11 comentários:

Anónimo disse...

é fantástico como a justiça acelera em altura de eleições. viva a democracia, devia haver eleições todos os dias.

Julio Amorim disse...

...e o sr. Santana devia restituir cada cêntimo do próprio bolso....

Armando Filhote disse...

Não sei se estão a par que um arquitecto do mesmo nível do Gehry, mas português, cobraria o mesmo!

E realmente, o timing desta notícia só pode ter como motivo beneficiar alguém.

Anónimo disse...

E inquérito aos dinheiros pagos a Paulo Mendes da Rocha, a sra. dos olhos pintados «à bruxa» quando o fará?

Julio Amorim disse...

Seguramente que outro arquitecto estrela cobraria também umas boas massas. O problema é que se este dinheiro tivesse sido deitado ao Rio Tejo, teria feito o mesmo efeito....

António Muñoz Arq disse...

Lamento dizer que a Arquitectura é uma Disciplina Social da maior relevância mas que os Arquitectos hoje ,são de uma anarquia total.
Graças aos arquitectos-vedeta que,pondo-se a jeito do pato-bravismo imobiliário e com a passividade total da Ordem, a tornaram na classe profissional mais desacreditada do nosso país.
É pugente ver estas questões destas vedetas internacionais (e nacionais)tratadas nos jornais e opinadas por todos, como se fossem "prostitutas" do espaço público, ao serviço dos políticos de ocasião.

Uma Bitch disse...

Arquitectos=Bitch's.

Anónimo disse...

phD sucker

Anónimo disse...

por acaso fica mesmo bem estes insultos (a quem os faz)
este blog tem um excesso de comentários beras que mais não são que projecções de um mau estar pessoal de muitos dos seus autores, que estão mais interessados em brigar do que em discutir

Anónimo disse...

Anónimo das 11:22AM, o comentário da BITCH é sobretudo uma reflexão diante o que disse o António Muñoz PhD, se você tivesse feito atenção teria visto isto, na próxima vez leia com mais atenção, please.

Anónimo disse...

Casa dos Bicos e Saramago?
Paulo Mendes Rocha?
Bruno Soares?
João Gomes?
Não esqueçam que os arquitectos no cerne da questão da saída de carmona rodrigues são grandes interventores na cidade.
E os todos os outros projectistas e amigos do Manuel?
Quem fiscaliza?