16/07/2009

Carmona não se candidata, em nome da governabilidade

In Público (16/7/2009)
Inês Boaventura

«"Sei exactamente em quem não vou votar", diz o vereador, que não se sente vinculado a um voto no PSD porque a sua família política, afirma, "é Lisboa"


Carmona Rodrigues confirmou ontem que não é candidato à presidência da Câmara de Lisboa, decisão que justificou com o facto de não querer "contribuir para uma situação de menor governabilidade ou de maior divisão na gestão da cidade". O ex-presidente da autarquia, eleito pelo PSD em 2005, recusou declarar o apoio a qualquer candidato, pelo menos para já, alegando que não se revê em nenhuma das candidaturas.

"Têm sido inúmeras as pessoas que vêm até nós para nos incentivar a continuar, para dizer que somos precisos na câmara", disse o vereador sem pelouros da autarquia, garantindo que esses "apelos" vieram também de "grupos, associações e partidos". Quais? Isso Carmona Rodrigues não quis revelar na conferência de imprensa que ontem promoveu, "por uma questão de respeito".
Apesar disso, e de nas autárquicas de 2007 o movimento de cidadãos que encabeça ter sido a segunda força com mais votos, o engenheiro decidiu não avançar com uma nova candidatura. Isto porque, diz, antecipa uma "difícil governação para a cidade" para a qual não quer contribuir, já que em seu entender vai haver uma grande divisão de votos, tanto na câmara como na Assembleia Municipal.
"Não está nas minhas intenções apoiar ninguém", disse o ex-presidente, acrescentando que não decidirá o seu voto até "conhecer toda a oferta de candidaturas e programas". "Sei exactamente em quem não vou votar", atirou, recusando precisar a quem se referia e negando qualquer lógica partidária: "A minha família política é Lisboa", afirmou.
Carmona Rodrigues assegurou que o movimento Lisboa com Carmona "vai continuar a lutar pelos interesses da cidade de Lisboa", enquanto "associação cívica alfacinha e espaço aberto de discussão e iniciativas". "Orgulho-me do que fiz pela cidade e desta experiência autárquica", concluiu, prometendo para Setembro o lançamento de um livro-testemunho da actividade do movimento de cidadãos que encabeça. »

6 comentários:

Anónimo disse...

A crónica falta da mais elementar habilidade e jeito de Carmona. Ele ainda não sabe em quem irá votar, mas já sabe em quem não vai votar. Claro que quem afirma isto espera que lhe faça logo a pergunta: Então diga lá em quem não vai votar, visto que isso já sabe.

Entaramelou-se na resposta, e acabou por se ficar a saber que afinal não sabe nada...

Anónimo disse...

Irresponsável!

Anónimo disse...

em nome da vergonha na cara, antes.

Anónimo disse...

Car...mona...ne dit rien, il seulement rit :)

Lesma Morta disse...

A julgar pela ausencia nas votaçoes mais comprometedoras para ir à casa de banho, como foi o caso da votação sobre o Estudo Prévio do Terreiro do Paço/Praça do Comércio, aprovado no dia 29 de Maio em reunião de CML,acredito que não se canditata por motivos de saúde. É que o senhor anda desarranjado da bexiga.

Anónimo disse...

O carmona é mas é cagão. Foi a tribunal e borrou-se todo! Como se n fosse normal qq presidente de camara ir a tribunal. Todos vão.