27/07/2009

ALAMEDA DE DOM AFONSO HENRIQUES OU DE SANTA ENGRÁCIA?


Estas obras, mantêm o tabuleiro Poente da Alameda, em estaleiro permanente há já muitos anos, parecendo as de "Santa Engrácia".
Não questionando a necessidade das obras que foram sendo feitas ao longo dos tempos, pergunta-se só porque é que o espaço público é desta forma maltratado e vilipendiado sem que haja, por parte dos responsáveis, qualquer tentativa de minorar os efeitos e impactos negativos, que este estado de coisas tem sobre a população.
Ou então, assuma-se de uma vez por todas que este tabuleiro é estaleiro de obras, não fazendo parte da estrutura da Alameda como placa ajardinada.
Meus senhores, haja um pouco de vergonha e vamos lá a despachar isto, está bem?

28 comentários:

Anónimo disse...

A extensão da linha vermelha do metro reabrirá este ano, tal como está patente na calendarização da obra.

Basta olhar para os cartazes.

Os arranjos á superfície serão mais demorados, osbretudo na av. duque dávila, devido à Câmara Municipal de Lisboa que ainda não decidiu o que pretende fazer...

Basta somar artigos de imprensa....

Anónimo disse...

Gostava de saber como é que se fazem obras desta magnitudo sem incomodar...

Anónimo disse...

Há dias com falta de notícia e tédio algures em Lisboa...

Anónimo disse...

Os lisboetas já nem se dão conta, de tantos anos que os estaleiros permanecem - Praça de Alvalade (uma vergonha, Câmara e Metro não se entenderem), Avenida Duque D`Ávila e São Sebastião...

Anónimo disse...

Estes boys são mesmo bem comportados.
Não fossem tão fundamentalistas e seguidistas e talvez percebessem o que andam a fazer por cá e já sabiam, que este estaleiro já por cá parava antes da obra da linha do metro...

Anónimo disse...

Anónimo das 12: 20

Permita-me corrigir.

Esta parte da alameda estave com estaleiro durante a construção da linha vermelha da alameda ao oriente, anos antes da expo.

Depois o relvado foi reposto.

Anos mais tarde, a extensão da linha vermelha, da alameda a s. sebastião, obrigou a instalar, de novo, o estaleiro. Estamos no centro da cidade.

uma precisão, que faz toda a diferença...

Anónimo disse...

Esta parte da Alameda está em obras desde a ampliação do primitivo parque de estacionamento, com interregnos muito esporádicos. É pena não ser tudo pensado em conjunto e segundo um plano préviamente determinado; é que já lá vão anos a mais e dinheiro também...

Anónimo disse...

não é bem assim.

o alargamento do parque foi feito ao mesmo tempo que a construção da linha vermelha, pois aproveitou-se o brucado do metro para se fazer a extensão do parque.


foram 2 ou 3 anos antes da expo.

depois de terminadas e reposto o relvado, passados 5 ou 6 anos, é que foram abertas estas obras, que duram há quase 4 anos.

basta viver ali para se saber que assim é.

Anónimo disse...

...pois é, eu vivo...

Anónimo disse...

e também sei que a ampliação do parque de estacionamento, foi uma ideia posta em curso antes da expansão da linha. Mas aqui o que interessa é o tempo demorado das obras, ou acha que mais de quinze anos de estaleiro ainda não é suficiente?

Anónimo disse...

ESTAS NAO SAO OBRAS SEM FIM...

ESTAO QUASE FINALIZADAS

E CASO NAO SAIBA É DAS OBRAS MAIS DEMORADAS QUE EXISTEM PROLONGAR LINHAS DE METRO E CONSTRUIR NOVAS ESTAÇÕES....

EM 2010 JA ESTARÁ TUDO CONCLUIDO.

TEM QUE PERCEBER QUE POR AQUILO ESTAR ASSIM HA MUITO TEMPO NAO QUER DIZER QUE ESTEJAM EMBARGADAS, PORQUE NAO ESTAM.

É SO IR AO SITE DO METRO.

Anónimo disse...

o estaleiro não esteve quinze anos.

estive 3 anos para uma obra e tres anos para outra, com intervalo de 6....

tb nao acho agradavel, mas não exageremos na contestação.

ou há falta de temas para postar?

Anónimo disse...

Mas aqui defende-se o indefensável e tenta-se justificar o injustificável.
Querem fazer crer que estas obras não deviam estar já concluídas?
E garantidamente, serão quinze anos de obras, com intervalos é certo, mas em que o espaço continuou sem servir para nada a não ser para... colocar uma venda de Natal e um Presépio...
Tudo nesta cidade demora mais do que o técnicamente razoável.
Porque será?

Anónimo disse...

Quinze anos de obras sim. Mas com seis anos de intervalo pelo meio...

Anónimo disse...

não é bem 15 anos, entao

cada vez que esteve em obras foram cerca de 3 anos.

se descobrir uma maneira de fazer obras no metropolitano em menos tempo, escreva para o metro.

ou para o jornal do incrivel

ou registe a patente. vai ficar rico

Anónimo disse...

Claro que aqui, como noutros locais, as obras têm que demorar. Como têm que demorar as obras na av da república para coincidir com o calendário.
Aliás, ás derrapagens orçamentais, o que interessaé que as obras publicas demorem e muito; isso justifica muito dinheirinho mal parado.
...E eu, meu caro, nunca podia ficar rico; isso é para permite que as obras se arrastem no tempo, sem obrigar a que se procedam as fiscalizações convenientes, obrigatórias e necessárias. Isso é para quem não aplica as sanções que a lei prevê, em caso de atrasos como os que se verificam na maioria das situações.
As obras do Terreiro do Paço, por exemplo, também tiveram que demorar onze anos? É preciso muita incompetência e haver alguns, (poucos), que não percebam nada do que dizem nem do que falam, para acharem que estes "timings" exagerados, são normais.
Enfim, é o que temos.

Anónimo disse...

emenda:
";isso é para quem permite que as obras se arrastem no tempo..."

Anónimo disse...

se ler o que eu escrevi.

as obras do metro na baixa...essas sim, foram de snata engracia e os proprios responsaveis reconheceram os erros...não é preciso eu dizer. é evidente.

neste caso é que não.

e essa demagogia do calendário dispensa-se.

os tugas têm muito a mania de criricar o "eles". são todos uns malandros.

os politicos não sºão mais do que o reflexo da populaça.

um ministro pede um favor é um corrupto. um gajo pede um empregozito na camara para um cunhado e isso só um favorzito...

pois...

farinha do mesmo saco.

Anónimo disse...

Pois está a chegar lá; é devido a esse estado de favorecimento constante, vivido na nossa sociedade, que obras como estas, demoram o que demoram.
Quer contabilizar o quanto custou a mais ao erário público,este "tira e põe" constante, verificado na Alameda?
Sabe quanto custa, montar, desmontar e voltar a montar, uma central de betonagem?
E toda a logística inerente a uma obra desta envergadura?
Tente saber o quanto ganhariam os cofres públicos, se tivesse havido uma execução planeada das obras todas em simultâneo?
E o tempo ganho?
E há quanto tempo aquele espaço já tinha sido devolvido á cidade, para uso de todos nós?
Ou pensa que isso é demagogia?

Anónimo disse...

é demagogia, desde logo pelo erro, ao contabilizar 15 anos de obras, quando são 6

e as obras do metro não podem ser feitas todas de uma vez, apenas para evitar incomodo dos estaleiros.

a não ser que queira financiar

Anónimo disse...

São seis anos de obras, mas quinze que a Alameda vai estando assim, o que vai a dar no mesmo; o espaço não está utilizável para o seu fim primeiro. É o que interessa.
Já agora explique lá, porque é que as obras de alargamento do parque de estacionamento, da construção de linhas e de novas estações, não podem ser feitas de uma empreitada só, mediante um projecto inicial, sustentado técnicamente.
Continuo na minha; gastar o dinheirinho ao zé povinho é fácil...

Anónimo disse...

também era muito bonito fazer toda a expansão do metro de uma vez, mais todos os parques anexos, mais todas as obras de arranjo á superfice e todos os interfaces de estacionamento e ligações ao comboio.

só que, meu amigo, as coisas são feitas aos poucos porque o dinheiro não chega para tudo.

depois, os concursos até podem começar ao mesmo tempo, mas cada um é indicidual, pode estar sujeito a impugnações, a tribunal.

Depois, cada local é um local, e o solo pode fazer a obra demorar mais.

depois nuns sitios pode ser preciso avaliação ambientale noutros não.

depois num os moradores podem estar contra e noutro não.

de repente o calendário conjunto desfaz-se.

é muito giro falar e mandar bocas quando não se tem a reponsabilidade.

quando faz obras em casa também é estupido o suficiente para não fazer logo a remodelação toda?

priemeiro tem de ter o dinheiro

depois abra um concurso para cada sala.

depois um cano rompe-se na cozinha, e o vizinho embarga a obra do jardim

no quarto0 o empreiteiro vai á falencia.

quero ver a sua casa estar pronta ao mesmo tempo, sem derrapagens e em poucos meses....

Anónimo disse...

Sabe que mais? Você percebe tanto de obras como eu de hieróglifos.
A noção que tem de obras, de concursos, de projectos e de calendários de execução das mesmas, é demonstrativa do seu nível de conhecimento na área:
Então acha que um único projecto não é abrangente o suficiente para contemplar de todos os pontos que enumerou?
Isto tudo, a par da linguagem grosseira que usa, fazem de si um verdadeiro "artista", que me decepcionou:
Sinceramente estava á espera de mais.
Fui...

Lesma Morta disse...

So sei que moro em plena Alameda e estou como todos saturados de ter o estaleiro à porta. A linha à muito que avanço para S. Sebastiao e estas estaçoes deste lado ja estao concluidas, mas esta foi a zona sacrificada. A poeirada é infernal há anos.

Anónimo disse...

é obvio que posso fazer num unico projeto todas as infra-estruras da grande lisboa.

aliás, essa ideia não éuma ivenção sua.

basta consultar todos os planos estratégicos e de ordenamento do território.

dificil, dificil é ter dinheiro para tudo e controlar o incontrolável ou seja, os imponderáveis dos procedimentos necessários e da própria execução.

amigo, vc é que não percebe nada disto e fala de cor.

conversa de café, é o que é

Anónimo disse...

Não são as infrestruturas todas de Lisboa:
São só aquelas que estão interligadas entre si como as estações de metro da Alameda, prolongamento da linha e parque de estacionamento, mais nada. E isso fica mais barato.
Mas ainda não percebeu?

Anónimo disse...

sim, eminência.

Arq. Luís Marques da silva disse...

Ah e já agora isto está assim porque não há quem que investigue convenientemente estas bandalheiras:
São só três anos de atraso em relação ao previsto para conclusão das obras da linha vermelha e 68m€ de derrapagens...