31/07/2009

Autarquias.Org



Divulgação chegada por e-mail...




"Com o autarquias.org os cidadãos podem alertar os municípios para as mais variadas situações, desde de Lixos na via pública, postes de iluminação que não o funcionam, buracos na via pública, equipamento danificado, problemas nos abastecimentos, ou outros tipos de problemas, que muitas das vezes as Câmaras Municipais não tem conhecimento.

Os cidadãos podem acompanhar as respostas das autarquias aos alertas apresentados por outros cidadãos, como também participarem nesses mesmos alertas adicionando comentários.

O autarquias.org permite também a criação de debates por cidadãos que pretendem discutir assuntos que lhes pareçam pertinentes com outros cidadãos e com o próprio município ou questionar a autarquia sobre um assunto do interesse de todo o município., como também a abertura de petições.


Participe neste projecto.


www.autarquias.org




7 comentários:

Anónimo disse...

Tenho uma vaga ideia de que elegemos (normalmente), de quatro em quatro anos, autarcas, sejam eles das câmaras sejam eles das juntas de freguesia.

Tenho a absoluta certeza de ter visto metidas na minha caixa do correio listas de uma espécie de equipas de futebol, tantas são as fotos dos concorrentes.

Ora bem, essas pessoas eleitas para as juntas de freguesia, que são mais que muitas, que suponho moram na freguesia, que suponho passam pelas ruas da freguesia, que suponho encontram na rua, no café, na esplanada, os outros cidadãos que habitam na freguesia e lhes falam dos problemas da freguesia, essas pessoas, dizia eu, servirão afinal para quê?

Xico205 disse...

Para encher a colecção de cromos, conforme eu fazia em pequeno com os "cromos da bola" na caderneta do campeonato nacional de fitebol.

Xico205 disse...

*futebol LOL enganei-me!

António Muñoz PhD Arq disse...

Este endereço "autarquias.org" é interessante e parece útil,mas pesquisa feita, não se encontra identificação nem do Estado nem de org. privada.

Edden disse...

Parece-me uma palermice pegada.

Sou a favor da participação popular para, por exemplo, discutir algo de importante que se queira construir (ou demolir), a localização de determinados equipamentos, etc, etc.

Agora apelar ao cidadão que alerte para o buraco, o candeeiro que não funciona, o carro abandonado?

Não pode a Junta de Freguesia, que sempre representa quem a elegeu e tem a obrigação de conhecer os canais mais adequados para encaminhar esses assuntos de lana caprina encarregar-se disso? Se não pode, serve exactamente para quê?

Xico205 disse...

Apoiado o comentario das 7:04PM

Anónimo disse...

a ideia não é má e no fundo não é nova mas como está não vai funcionar. a CML já falou na ideia de "copiar" a fixmystreet.com. este site decerto que pretende ser a mesma coisa. porém, a(s) pessoa(s) por detrás do projecto é(são) ingénua(s) se pensa(m) que as autarquias vão aderir só porque o site existe. o fixmystreet é diferente pois envia directamente os pedidos às câmaras. sites como estes podem ter vantagens pois os pedidos (e respostas) ficam à vista de todos em vez de ficarem na minha mailbox e as câmaras que não respondem ficam mal vistas por todos e não apenas por mim. isto merece um debate mais alargado. mas eu julgo que há potencial para um site assim pois não estou a ver a câmaras a tomar a iniciativa de mostar a todos quanto tempo levam a responder aos pedidos dos cidadãos.