03/07/2009

Novo Capitólio arranca dentro de três semanas

In Jornal de Notícias (3/7/2009)
NUNO MIGUEL ROPIO

«A reconstrução do Teatro Capitólio, em Lisboa, agendada para o fim do mês de Julho, será a primeira obra a marcar o começo da reabilitação do Parque Mayer. A intervenção no imóvel, datado de 1931, é de dez milhões de euros.

As obras de reposição da traça original do Teatro Capitólio, no Parque Mayer, em Lisboa, e reabilitação das características que o tornaram no primeiro edifício do Movimento Moderno, arrancam dentro de três semanas, com a demolição de todos os elementos que não integravam o projecto original. A garantia foi dada, ontem, pelo presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, durante um almoço com representantes de vários órgãos de comunicação social, onde aproveitou para fazer um balanço ao seu ano e meio de mandato.

O imóvel concebido vai ser o primeiro a ser alvo de obras, marcando o início da recuperação do Parque Mayer. Da autoria do arquitecto Souza Oliveira, a recuperação do imóvel classificado está orçada em dez milhões de euros, provenientes das contrapartidas financeiras do Casino de Lisboa. Os trabalhos de demolição poder-se-iam ter iniciado mais cedo caso o concurso público de concepção do projecto de reabilitação não tivesse sido suspenso, em Maio de 2008, devido aos recursos interpostos pelos dois concorrentes.

O anúncio de Costa (PS) surgiu um dia depois do candidato social-democrata à Câmara, Pedro Santana Lopes, ter admitido que o arquitecto Frank Gehry estará disposto a voltar a colaborar com o município na recuperação do Parque Mayer. O canadiano chegou a receber 2,5 milhões de euros para projectar o novo espaço mas desistiu desse objectivo.

O actual plano para a área pertence ao arquitecto Manuel Aires Mateus e é muito mais abrangente, tendo em conta que se estende desde o Museu da Escola Politécnica e Jardim Botânico.»

...

Acho bem que comecem, sim, a bem do Capitólio e de Lisboa, e antes que a coisa dê uma reviravola e voltemos ao regabofe.

4 comentários:

Julio Amorim disse...

Parece que já houve algum envolvimento sr. Santana...ou Gehry não enviou a conta?

Este é definitivamente um dos arquitectos de que Lisboa não necessita e, o sr. Santana, devia do bolso próprio devolver esses
2,5 milhões de euros a Lisboa.
Descaramento e falta de vergonha !

Ristfula disse...

Resta saber se o destino do Capitólio será o mesmo de tantos teatros e cinemas municipais: a desocupação, a degradação, as portas fechadas.

Pedro disse...

concordo com a recuperação daquele espaço. desde a av da liberdade até aos museus da universidade de lisboa. resta saber se os actuais directores dos museus (incluindo o JB) estão dispostos a mudar e a inovar...aquilo é um espaço morto que tem sido mal gerido ao longo de vários anos. o espólio que ali está é imenso mas muito mal gerido.

Anónimo disse...

«voltemos ao regabofe»!!!!???