23/03/2006

Restrição ao trânsito automóvel versus vitalidade do comércio

Estudo disponível em Mobilidade Lx, um novo espaço do FCLX.

As conclusões deste estudo levado a cabo pela organização britânica Sustrans (no âmbito do Projecto Vivaldi), são deveras interessantes pois permitem-nos constatar até que ponto os comerciantes julgam, mal, que os seus potenciais clientes privilegiam o transporte automóvel e o estacionamento junto às lojas como sendo determinante para o seu desenvolvimento; quando, na verdade, é exactamente o contrário: os consumidores preferem deslocar-se de autocarro e a pé, em zonas comerciais compostas por praças desanuviadas, boas e atractivas lojas, árvores, bancos para repousar, etc. E está provado que nessas condições o comércio de rua vence o dos centros comerciais.

Ficamos contentes com os resultados deste estudo pois vão de encontro ao que reclamamos (e qualquer pessoa de bom senso reclamará igual) para a nossa Lisboa: menos carros a circular, mais praças libertadas para os peões, comércio e serviços mais atractivos, e melhores e menos poluentes bus significam progresso. Se o nível de vida e a qualidade de vida dos lisboetas fossem iguais aos cidadãos de Bristol, Edimburgo, Graz ou Copenhagen talvez nem este fórum fosse preciso.

PF

P.S. O nosso obrigado a Pedro Gouveia

1 comentário:

Anónimo disse...

Viva.
A Blogopedia foi finalmente actualizada e este blog devidamente adicionado.
Como tal, solicito a colocação do respectivo link.

Cumprimentos