28/08/2009

Dois postos de turismo custaram 420 mil euros

In Diário de Notícias (28/8/2009)
por RUI PEDRO ANTUNES

«Foi ontem inaugurado um novo posto turístico direccionado para os jovens, na Rua do Jardim do Regedor, e reaberto o espaço do Palácio Foz. Espaços aliam tradição à modernidade

O cheiro a novo, o design moderno,vários folhetos informativos e galos de Barcelos estilizados são algumas das semelhanças dos dois novos postos de turismo inaugurados ontem em Lisboa. A reabilitação de um posto de turismo no Palácio da Foz, nos Restauradores, e a criação de um novo espaço direccionado para os jovens, no outro lado da avenida, significaram um investimento de 420 mil euros por parte do Turismo de Lisboa.

O presidente adjunto do Turismo de Lisboa justifica esta aposta com a necessidade de "consolidar [Lisboa como] um destino".

Mário Machado acredita que para que Lisboa possa vingar na "competição cada vez mais feroz com outros destinos" é "necessário um forte investimento estratégico na qualidade urbana, da oferta e dos serviços".

O responsável do Turismo de Lisboa lembrou ainda que os visitantes estão "cada vez mais exigentes". Estes dois postos serão inseridos na rede Ask Me (ver caixa), composta por espaços que, desde há 10 anos, o Turismo de Portugal tem vindo a entregar à Associação de Turismo de Lisboa (ATL).

A ATL é presidida pelo presidente da autarquia, António Costa, também presente na apresentação dos espaços.

Os postos pretendem aliar "a modernidade à tradição" e foram reformulados pelo arquitecto Tiago Silva Dias. As obras demoraram apenas três meses.

O posto de turismo do Palácio Foz foi ontem reaberto e é um dos principais da cidade. Vinte minutos após o "cortar da fita" o balcão já estava apinhado de turistas a pedir informações. Outros, esperavam pacientemente, nos modernos e coloridos sofás.

Padrões idênticos às fachadas de azulejos de Alfama decoram o espaço onde não falta o merchandising alusivo à cidade. Desde o vestuário à alimentação, passando por um galo de Barcelos listado com as cores da cidade (preto e branco), são vários os souvenirs propostos aos turistas.

Com o postos no Palácio da Foz e o 'Y' (ver caixa ao lado) a ATL espera ultrapassar os 1,1 milhões de turistas atendidos em 2008»

1 comentário:

Anónimo disse...

Terei percebido bem? Então um posto de turismo foi inaugurado e outro reaberto em 27 DE AGOSTO?

E essa data foi propositada ou queriam abrir em 27 de Fevereiro, mês de grande afluência de turistas a Lisboa, por via dos nevões???