18/08/2009

Bairro do Padre Cruz vai ser alvo de demolições e terá habitações requalificadas

In Público (18/8/2009)
Por Diogo Cavaleiro

«A primeira fase da recuperação urbana de Lisboa, com custo de dez milhões, terá ajuda financeira do Quadro de Referência Estratégico Nacional


A demolição de várias habitações, a aposta no realojamento e a construção de uma residência para a população idosa são acções presentes no projecto de requalificação do Bairro do Padre Cruz, em Lisboa. A primeira fase de intervenção do projecto custará dez milhões de euros, dos quais 3,5 milhões serão financiados pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional, no âmbito da candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Lisboa ao programa "Política de Cidades - Parcerias para a Regeneração Urbana".
O apoio financeiro dado à fase inicial do plano foi confirmado ontem pelo presidente da autarquia, António Costa, durante uma visita à área que sofrerá a requalificação urbana. A reconversão e o realojamento dos agregados familiares afectados pela operação está a cargo da Empresa Pública de Urbanização de Lisboa.
No decorrer da primeira intervenção, serão criados 110 novos fogos, além da construção de uma creche e da instalação de uma residência sénior com capacidade para 60 pessoas. Os trabalhos não começarão para já, pois há ainda diversos procedimentos para serem cumpridos como, por exemplo, o término do prazo para apreciação pública e a aprovação do processo de loteamento pela câmara municipal, conforme disse António Costa, de acordo com a agência Lusa.
No entanto, de momento, oito fogos estão já prontos para realojar moradores que assim o pretendam e 31 estão a ser reparados e a sofrer uma limpeza geral, segundo fonte da Empresa Pública de Urbanização de Lisboa. No site da EPUL, pode-se ler que a operação de loteamento urbano, no seu todo, "visa a renovação e requalificação do bairro, em termos físicos e sociais, com demolição do edificado existente, o realojamento dos residentes em construções dignas" e ainda a "criação de uma adequada rede de equipamentos".
A requalificação do Bairro do Padre Cruz, desenvolvida em parceria pela Câmara Municipal de Lisboa, pela Empresa Pública de Urbanização de Lisboa, pela Junta de Freguesia de Carnide e ainda por várias associações locais, engloba a criação de espaços para actividades de apoio ao auto-emprego e a construção total de 908 fogos, sendo que, destes, um conjunto de 783 está destinado ao realojamento.
As intervenções estão já aprovadas em outros bairros da capital, como o Bairro da Liberdade e a Mouraria, sendo que o projecto para este último foi também ele alvo de uma candidatura ao Quadro de Referência Estratégico Nacional.
A história do Bairro do Padre Cruz começa a desenrolar-se com a criação, no final da década de 1950 e início da década seguinte, de um espaço para realojar a população afectada pelas mudanças urbanas então a decorrer na cidade e, actualmente, é um dos maiores bairros sociais da Península Ibérica.»

1 comentário:

Anónimo disse...

quanto é que estes malandros pagaram para ter casa nova?