15/08/2009

Lisboetas mostram resistência a possível mudança de habitação

In Público (15/8/2009)
Diogo Cavaleiro

«Inquérito indica que quem deseja mudar de casa na região de Lisboa não olha para o arrendamento como solução e não quer viver nos bairros antigos da cidade


Quase três quartos dos moradores de Lisboa que responderam a um inquérito lançado pela Câmara Municipal de Lisboa, cujo objectivo era descobrir as "dinâmicas residenciais" no interior da cidade, responderam não ter vontade de mudar de residência. Da mesma opinião mostraram ser 55 por cento de um segundo grupo de inquiridos, estes trabalhadores na cidade, mas moradores nos concelhos suburbanos.
Feito pelo Departamento de Planeamento Estratégico, da Câmara Municipal de Lisboa, e pelo Centro de Sistemas Urbanos e Regionais do Instituto Superior Técnico, o inquérito ViverLisboa mostrou também, nos seus resultados, que a escolha como destino mais comum entre quem respondeu afirmativamente a uma mudança de casa é a capital. Segundo Manuel Salgado, vereador do Urbanismo da autarquia, esta resposta "revela que Lisboa continua a ter uma grande capacidade de atracção, relativamente à área metropolitana".
No entanto, os bairros históricos de Lisboa não estão nas preferências dos locais para viver dentro da capital. Apenas 13 por cento dos inquiridos que se mostram favoráveis à mudança de residência, estando já a viver em Lisboa, aderem à mudança para uma casa na zona histórica. Já em relação àqueles que apenas trabalham no concelho e querem uma nova casa nestas freguesias, a percentagem não chega aos dois dígitos.

Prioridade aos "históricos"
Manuel Salgado defende que estes dados vêm reforçar a ideia da autarquia de ser necessário dar uma "franca prioridade à reabilitação dos bairros históricos", aproveitando para dizer que acha justa a "aprovação do projecto de 120 milhões [de euros] para iniciar a reabilitação do centro histórico".
A zona norte da cidade é aquela que mais atracção exerce aos potenciais compradores de casa, destacando-se as freguesias do Lumiar, da Ameixoeira e da Charneca, no caso dos já residentes em Lisboa, e as freguesias do Campo Grande e Alvalade, em relação aos apenas trabalhadores na cidade. O vereador do Urbanismo afirma haver razões para a escolha, já que são casas "bem equipadas", de "boa qualidade e espaçosas" e, ainda, "recentes". De acordo com a mesma fonte, o objectivo para a zona é que se consiga colocar as casas a preços acessíveis para se compatibilizarem com as posses das famílias de classe média, de forma a impedir a fuga dos habitantes para as periferias.

Arrendar não será solução
Do conjunto de respostas positivas sobre uma possível mudança de morada dentro dos habitantes em Lisboa, apenas cerca de 24 por cento acham o arrendamento a opção a escolher, contra a grande maioria que quer comprar a casa. "O mercado de arrendamento ainda não é atractivo", salienta Manuel Salgado, referindo que são necessários mais esforços para que a situação se inverta, "seja através de seguros de renda ou da constituição de bolsas de arrendamento".
O crédito bancário para a compra é, por sua vez, visto como um recurso a utilizar, já que um número elevado dos inquiridos admitiu esta alternativa na compra de casa, embora seja mais significativo entre aqueles que não moram em Lisboa (ver caixa).
Os inquéritos foram realizados entre Outubro de 2008 e Julho de 2009, com 16.500 respostas validadas no conjunto dos residentes em Lisboa e 7400 em relação aos indivíduos moradores nos arredores em que pelo menos um dos elementos do agregado trabalhava na capital.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ah! Fico muito admirado por não quererem ir morar para o Bairro Alto, por exemplo, bairro tão animado, seguro e com grande qualidade de vida, ou mesmo para a Baixa, agora que há lá muito menos carros a incomodar...

Anónimo disse...

Só meia duzia de otarios é que lhes faz confusao os carros e o estacionamento (e devem juntar-se todos neste blog). A maioria da população, normal quer é uma cidade pratica onde se possa estacionar, ruas largas e a direito de preferencia com supermercados perto de casa.