28/08/2009

Prolongamento da linha vermelha do metro começa a funcionar sábado, cinco anos depois do arranque da obra

In Público (28/8/2009)
Por Ana Henriques

«Pouco mais de dois quilómetros custaram 210 milhões de euros, o que dá 95,4 milhões por quilómetro

Ir de metro da Alameda de Afonso Henriques até S. Sebastião da Pedreira passa, a partir de amanhã, a demorar cinco minutos, em vez dos habituais 21. É já a partir de sábado que entra em funcionamento o prolongamento da linha vermelha.

Foram precisos cinco anos para escavar os pouco mais de dois quilómetros que vão facilitar a vida aos milhares de passageiros do metropolitano. Mesmo assim, nem todos os estaleiros à superfície que a empreitada obrigou a montar vão ser retirados a tempo da inauguração. Para mais tarde ficará também o arranjo de várias da ruas afectadas pelos trabalhos.

A construção deste troço permite, pela primeira vez, a interligação das diferentes linhas do metro, através da construção de duas novas estações: Saldanha II, na Duque de Ávila, entre a Av. da República e a dos Defensores de Chaves, e S. Sebastião II, na Marquês da Fronteira, entre a Sá da Bandeira e a António Augusto de Aguiar.

Fica assim resolvido o acesso directo, por metro, do centro da cidade à estação do Oriente e, no futuro, ao aeroporto, quando aqui chegar este meio de transporte. O troço que abre amanhã cruza cinco freguesias de elevada densidade populacional: S. João de Deus, S. Jorge de Arroios, Nossa Senhora de Fátima, S. Sebastião da Pedreira e Campolide.

A empreitada foi adjudicada em 2003 e financiada em 98 milhões de euros pelo Fundo de Coesão. Estava previsto que custasse cerca de 150 milhões, mas chegou aos 210 - o que representa um custo por quilómetro de 95,4 milhões de euros.

Além da chegada ao aeroporto, os planos de expansão da empresa incluem o prolongamento da linha vermelha até Campo de Ourique, com passagem por Campolide e pelas Amoreiras. Uma ligação que, segundo o especialista em transportes e urbanismo Nunes da Silva, é imprescindível. »

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O Metro chega ao aeroporto quando ele se apresta para dali sair. Mas não fiquem tristes, ali vai nascer um amplo "pulmão verde". Giro, giro, foi o Metro chegar a Santa Apolónia e logo haver quem quisesse acabar com a gare ali.

2 comentários:

Anónimo disse...

o metro chega ao aeroporto em 2011 e não é um plano: está já em construção, basta ir ao aeroporto.

Anónimo disse...

4 anos de atraso, 60 milhões de derrapagem, não há dúvida: é uma linha de metro portuguesa, com certeza.