In Diário de Notícias (31/8/2009)
por LUSA
«Só em caso de obra pode haver painéis, prevê proposta
A Câmara de Lisboa quer proibir a instalação de telas publicitárias em edifícios, de acordo com o projecto de regulamento de publicidade que o vereador do Espaço Público, José Sá Fernandes, apresenta na quarta-feira.
O projecto de regulamento, que será discutido na reunião do executivo municipal, estabelece que as telas apenas poderão ser colocadas em edifícios por motivos de obra. Com fins promocionais, é apenas admitida a colocação de telas que promovam um "evento no próprio edifício, com prazo de instalação temporalmente limitado", e de "promoção imobiliária do próprio edifício."
O regulamento proposto por Sá Fernandes estabelece também a proibição de instalação de "telas, suportes publicitários autónomos e publicidade" em "monumentos nacionais, imóveis classificados e em vias de classificação, bem como nas respectivas zonas de protecção", refere o texto a que a Lusa teve acesso.
A proibição mantém-se para "qualquer publicidade" que "prejudique o acesso ou a visibilidade" de monumentos nacionais, imóveis classificados e em vias de classificação, imóveis de interesse municipal público, designadamente Prémios Valmor.
A regra estende-se a prédios onde funcionem hospitais, estabelecimentos de saúde e de ensino, locais de culto e serviços públicos, cemitérios, elementos de estatuária e arte pública, fontes, fontanários e chafarizes e "elementos arquitectónicos ou decorativos de interesse", como painéis de azulejos e esculturas.
A propaganda política está fora do âmbito do regulamento proposto.»
...
Tudo OK, mas convinha era que durante as obras, os telões tivessem não publicidade mas as imagens virtuais de como vai ficar o respectivo prédio, informação resumida sobre o tipo de obra, etc.
31/08/2009
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3 comentários:
E como a vereação do Costa dá o exemplo com os seus outdoors, assim como PS e BE o dão, eu acredito em tudo isto.
Acredito, mesmo, juro.
PS- Sou é um bocado mentiroso.
Esta proposta só peca por vir tão tarde! Que Lisboa, uma capital na UE, tenha chegado ao ano 2009 sem um regulamento para a publicidade no espaço público é um facto inacreditável.
Esta proposta deve ser apoiada. E melhorada através de consulta pública.
Háhá! Isto só agora vem, depois das europeias e em fim de mandato. Enquanto Sá la estava era tudo como o menino quizesse, até uma gigantesca tela que fazia publicidade é Renova e uma tenda da chevrolet deixou instalar na baixa, agora que já viu que não vai ser re-eleito toca de restringir os que aí vêm.
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